Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Nova etapa da parceria entre Ebserh e Unops terá foco em padronização de processos
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) iniciaram uma nova fase do seu projeto de cooperação. Na primeira etapa, o trabalho conjunto de ambas as instituições possibilitou o desenvolvimento de projetos e a elaboração de manuais de boas práticas de arquitetura hospitalar. Já o novo estágio será focado no fortalecimento da rede em gestão de projetos, com a previsão de capacitações voltadas aos colaboradores da Rede Ebserh, com início em março.
O tema foi discutido em reunião realizada na última semana na administração central da estatal, com a presença do presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, do vice-presidente Eduardo Vieira, da representante do Unops no Brasil, Claudia Valenzuela, e de técnicos da ambas as instituições.
Na primeira fase da parceria, foram realizadas as seguintes publicações: Diretrizes de Sustentabilidade para Projetos de Arquitetura e Engenharia em Hospitais Universitários; Manual de Especificação de Materiais de Revestimentos em Hospitais Universitários; Manual de Sinalização Predial de Hospitais e Manual de Programação de Serviços Assistenciais para os Hospitais da Rede Ebserh.
Para Oswaldo Ferreira, as cooperações técnicas têm caráter estruturante e, sobretudo, de transferência de conhecimento. “Os resultados previstos com a elaboração dos manuais contam com grande potencial para organizar importantes processos da Rede Ebserh. Mais do que isso, temos a oportunidade de realizar capacitações em Gerenciamento de Projetos, que é a especialidade do Unops, a fim de que todo esse conhecimento permaneça aqui”, afirmou o presidente da estatal.
De acordo com Claudia Valenzuela, a primeira fase da cooperação, de 2015 a 2019, já tratava do aprimoramento dos processos e do compartilhamento de conhecimentos, mas também atendeu às demandas de projetos de infraestrutura. “Chegamos ao momento cujo foco é sistematizar e compartilhar o conhecimento produzido ao longo da nossa parceria”, comentou.
Pela Rede Ebserh, participaram ainda da reunião o assessor da Presidência, Rubens Leão, o coordenador de Infraestrutura Física e Tecnológica, Marcio Borsio, e o chefe de Serviço de Gestão da Inovação e Cooperações, Franco Nero. Pela Unops, esteve presente o especialista em Saúde do Escritório, Rafael Esposel.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.