Galeria de Imagens
Espaço Infantil
Nova brinquedoteca é inaugurada no Hospital Universitário do Governo Federal em Cajazeiras (PB)
Cajazeiras (PB) – Alegria, entusiasmo e sentimento de dever cumprido são algumas das sensações dos responsáveis pelo novo espaço lúdico e de aprendizagem da pediatria do Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello, vinculado à Rede Ebserh/MEC (HUJB-UFCG/Ebserh), inaugurado neste mês de setembro. A reforma do novo espaço recebeu investimentos de R$ 20 mil provenientes de recursos financeiros de contratualização com o Sistema Único de Saúde (SUS).
A nova brinquedoteca do HUJB conta com brinquedos pedagógicos, livros, novos móveis, além de ser um ambiente colorido e agradável para as crianças, seus pais e toda equipe relacionada à Pediatria. O espaço voltado à pediatria clínica e cirúrgica do HUJB possui 16 leitos de internação e atende pacientes de 29 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
A primeira a usar o espaço foi a pequena M.A., de apenas 2 anos. “Ela está adorando, brincando, gostou muito”, disse a mãe. A pedagoga e presidente do Comitê de Humanização do hospital, Idelane Silva, comemorou a inauguração. “Fico muito feliz, uma conquista para as crianças depois de muitas lutas do Comitê de Humanização e de todos envolvidos”, relatou.
Para a superintendente do HUJB-UFCG/Ebserh, Paula Maia, “a brinquedoteca é mais uma forma de humanização no cuidar das crianças e adolescentes que podem se divertir ou ter pelo menos um momento de alívio durante a internação”. O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, ressaltou que a nova brinquedoteca é só o começo das novidades que estão por vir desta nova gestão e, em breve, o HUJB se tornará um grande hospital na região.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh/MEC desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculados às Universidades Federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde.
Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.
Com informações do HUJB-UFCG/Ebserh/Ebserh