Notícias
INAUGURAÇÃO
Nova ala do Hospital Universitário de São Carlos amplia em 157% a capacidade de internação
São Carlos (SP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Rede Ebserh, inaugurou oficialmente, nesta terça-feira, 19, 44 novos leitos e toda a infraestrutura construída no Bloco C da unidade hospitalar. Os leitos destinados à internação de adultos e crianças, saúde mental e isolamento aumentaram de 21 para 54 vagas, um crescimento de 157% na capacidade de internação do HU, que passa a contar ainda com 12 leitos de retaguarda, inexistentes até então.
Presente na cerimônia, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, anunciou a continuidade de um convênio existente desde 2007 com o Ministério da Saúde (MS), com o repasse de R$ 24 milhões oriundos do Fundo Nacional de Saúde para a conclusão das obras da segunda etapa do hospital. “Tivemos a garantia do secretário-executivo do MS que o convênio, que expiraria em abril de 2018, será continuado. Somado ao aporte do Rehuf, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e recursos da Ebserh, tenho certeza que concluiremos essa obra tão importante”, enfatizou o gestor.
Na ocasião, também foram inaugurados o posto de enfermagem, a sala de preparo de medicação, a sala de prescrição, o atendimento multiprofissional, a sala de procedimentos, a sala de reabilitação, a brinquedoteca, a sala de convivência, a copa de distribuição de dietas, a rouparia, a sala de utilidades, o depósito de material de limpeza e sanitários.
Segundo a superintendente, Ângela Leal, os novos leitos são fundamentais para a cidade, que tem um déficit nessa área, e também para a universidade”. Os novos leitos são fundamentais também para a UFSCar por se caracterizarem como campo de prática para todos os alunos da área da saúde da universidade. Dessa forma, podemos entregar à sociedade profissionais com excelência”
A reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, agradeceu as parcerias, em especial com a Ebserh. “A ampliação do HU era um desejo da universidade e de toda a comunidade. Isso nos fortalece e nos motiva para enfrentarmos 2018 como enfrentamos 2017. Esperamos continuar e fortalecer essas parcerias e inaugurar outras expansões no ano que vem”, afirmou a reitora.
Infraestrutura
Para atender a legislação vigente, foram feitas adequações na rede elétrica, cabeamento de dados e telefonia e rede hidráulica quente e fria. A obra durou 357 dias, totalizando em 1.881,58 m² de área construída. O valor da obra foi de cerca de R$ 4,9 milhões com recursos provenientes de convênio com o Fundo Nacional de Saúde.
Os novos leitos e as demais estruturas já estão sendo utilizados desde o início de outubro para atendimento aos pacientes. Dos novos leitos, oito são dedicados ao atendimento em saúde mental, o que torna o HU-UFSCar uma referência regional nesse tipo de atendimento.
Sobre a Rede Ebserh
Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Com informações do HU-UFSCar