Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica da Rede Ebserh forma primeira turma
Os produtos do Mestrado poderão ser implementados em toda a rede
Brasília (DF) – Uma proposta de modelo de elaboração orçamentária para projetos de pesquisa em hospitais de ensino. Esse foi o tema de dissertação de mestrado de Luiz Gustavo Barros, médico do Hospital Universitário Lauro Wanderley, vinculado à Universidade Federal da Paraíba e à Rede Ebserh. A proposta prevê meios de levantar os custos de cada etapa dos projetos de pesquisa, seja com materiais hospitalares, transporte, dentre outros, visando uma melhor previsibilidade nos gastos com a pesquisa.
Essa é uma das várias propostas de melhorias desenvolvidas por meio da primeira edição do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica, parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que está em fase final com as defesas das dissertações. No caso do trabalho de Luiz Gustavo, há ainda a previsão de criação de uma planilha que propicia sua aplicabilidade nos hospitais da Rede Ebserh.
De acordo com a coordenadora de Formação Profissional da instituição, Caroline Valero, os produtos do Mestrado poderão ser implementados em toda a rede. “Essas iniciativas serão avaliadas por um grupo técnico da sede e das gerências de Ensino e Pesquisa dos hospitais, que verificará a viabilidade de aplicação para todos os hospitais, no intuito de qualificar e fortalecer a gestão da pesquisa clínica”, explicou a coordenadora.
Para Barros, a Ebserh demonstrou ser uma empresa com espírito empreendedor que acredita no crescimento conjunto com seus colaboradores. “A iniciativa de oferecer um mestrado com conhecimentos aplicáveis faz com que o retorno seja uma consequência natural. Espero corresponder à expectativa da empresa a tão grande investimento”, ressaltou o aluno.
A primeira turma está formando 14 alunos, com as finalizações das defesas das dissertações previstas ainda para o mês de junho.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh