Notícias
Assistência à saúde
Mais de 200 pacientes com Covid-19 já foram transferidos de Manaus para hospitais da Rede Ebserh/MEC em outros estados
Brasília (DF) – Desde o último dia 15, o Ministério da Educação (MEC) tem recebido pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus para hospitais universitários federais da Rede Ebserh/MEC em outros estados da federação. Ao todo, já são mais de 200 pacientes acolhidos. O objetivo é apoiar uma ação nacional promovida pelo Ministério da Saúde para atender à alta demanda por internação na capital amazonense. Das 200 pessoas transferidas para os hospitais universitários federais da Rede Ebserh/MEC, aproximadamente 100 já estão curados e puderam voltar para casa. A última transferência ocorreu no domingo à noite, (7), com 15 pacientes sendo recebidos no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), em João Pessoa (PB).
Para receber esses mais de 200 pacientes, a Rede Ebserh/MEC organizou uma força-tarefa para montar toda a estrutura necessária nos hospitais (como redefinição de fluxos, reorganização das equipes e redistribuição de leitos, entre outras ações), além de treinamento dos profissionais, que vem ocorrendo desde o ano passado. Com a coordenação do Ministério da Saúde (MS), uma rede de apoio foi criada em todo o país para receber os pacientes de Manaus com Covid-19. Ao todo, foram disponibilizados de 205 leitos em onze hospitais universitários administrados pela Ebserh.
Somente no HULW-UFPB/Ebserh, houve investimentos de quase R$ 1 milhão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para colocar em funcionamento a nova Ala Covid-19. Os pacientes amazonenses foram internados nesse espaço, que foi completamente reestruturado e equipado para acomodar inicialmente 20 pessoas.
Desde o início da pandemia, o Ministério da Educação já liberou, aproximadamente, R$ 331,7 milhões para todos os hospitais vinculados à Ebserh para o enfrentamento da Covid-19. Os recursos foram destinados à realização de compras centralizadas de materiais médicos e adequações emergenciais de infraestrutura física, visando ampliação de leitos e espaços. Foram contratados mais de 4 mil profissionais em toda a Rede Ebserh por meio de processo seletivo emergencial.
As demais unidades que a Rede Ebserh disponibilizou para receber pacientes de Manaus são: Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh), em Teresina; Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE/Ebserh), no Recife; Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh), em São Luís; Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB); Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh), em Campina Grande; Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), em Natal; Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh), em Goiânia; Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (Hupaa-Ufal/Ebserh), em Maceió; e Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), em Fortaleza.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh