Notícias
GESTÃO DE PESSOAS
Lançado nacionalmente programa Crescer com Competência da Ebserh
Com o objetivo de proporcionar crescimento profissional aos seus empregados, foi lançado, nesta quinta-feira, 19, o programa Crescer com Competência, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela gestão de 30 hospitais universitários federais. O lançamento ocorreu em âmbito nacional por meio de videoconferência, acompanhada por gestores e funcionários de diversos hospitais da rede Ebserh. A iniciativa visa desenvolver seus profissionais para que desempenhem suas atividades com qualidade, tendo como referência as metas organizacionais, para obter resultados que atendam às expectativas dos usuários dos serviços de saúde. O programa será implementado por meio de três projetos.
O primeiro projeto - Matriz de Competência - foi iniciado em 2014, com o objetivo de identificar as competências organizacionais e individuais da Ebserh, além de suas dimensões (conhecimento, habilidades e atitudes), ou seja, quais as competências necessárias a um profissional para atuar de forma positiva na empresa. A implantação desse projeto foi iniciada na sede da Ebserh, em Brasília (DF), com o mapeamento das competências organizacionais e das competências individuais gerenciais, além das competências individuais fundamentais, necessárias a todo colaborador independentemente do cargo que ocupa.
Atualmente, o projeto está em fase da validação das competências fundamentais e gerenciais, apontadas no mapeamento, tendo a participação dos próprios colaboradores de toda a rede, e deverá se estender até abril. Já a identificação das competências específicas será iniciada no segundo semestre.
O segundo projeto - Gestão do Desempenho - possibilita o planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho do colaborador, para que haja o desenvolvimento profissional do indivíduo, das equipes de trabalho e o alcance dos resultados almejados pela empresa.
Ele pressupõe três etapas: planejamento, que envolve a pactuação do plano de trabalho do colaborador, as metas, responsabilidades e competências necessárias ao desempenho; monitoramento, com o acompanhamento sistemático do desempenho do empregado; e formalização, que identificará lacunas de competências e o alcance das metas e da contribuição do colaborador para os seus resultados.
O terceiro e último projeto - Plano de Desenvolvimento de Competências - será construído a partir das lacunas identificadas nas avaliações de desempenho e da definição de trilhas de aprendizagem.
Para a presidente em exercício da Ebserh, Jeanne Michel, o programa é de suma importância para os empregados e para o futuro da empresa. “Na moderna gestão de pessoas, o desenvolvimento de competências e, consequentemente, a gestão e a avaliação dessas competências, é um trabalho essencial para que consigamos obter os resultados desejados e que todos se sintam satisfeitos com a sua atividade. Todos os nossos hospitais têm imensas contribuições a oferecer ao projeto da Ebserh, com profissionais de talentos inestimáveis que a gente vem descobrindo a cada dia”, declarou Michel.
Já o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Ilson Iglésias, afirmou que se trata de um programa de longo prazo que envolve e necessita da participação de todos os empregados, dentro de uma política de desenvolvimento de pessoas construtivista. “É um programa que está fortemente alinhado com o planejamento estratégico da empresa, uma ferramenta que será utilizada para que a Ebserh consiga fazer mais entregas à sociedade”, afirmou o coordenador.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh