Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
Lançado aplicativo para acompanhamento de incidentes nos hospitais universitários federais
- Foto: Ronaldo Pedroso da Silva
Foi lançado, nesta quinta-feira, 31, na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) o Aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos (Vigihosp), uma parceria da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e da Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI). O software foi desenvolvido para informatizar o acompanhamento de notificações de incidentes nos hospitais, queixas técnicas, doenças e agravos em saúde. O programa é fruto da tese de doutorado da Chefe de Serviço de Qualidade Hospitalar da Coordenadoria de Gestão da Qualidade Hospitalar da DAS, Helaine Capucho, e sua primeira versão foi desenvolvida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP).
"Os resultados da avaliação do software foram publicados em uma base de dados internacional e está entre os 20 mais acessados sobre o assunto, demonstrando que o tema é importante para a área da saúde", ressaltou Helaine. Para a Ebserh o aplicativo foi adaptado, tendo o seu escopo de monitoramento ampliado, com a adição de novas fichas de notificação, um módulo de investigação e ações online e um módulo de emissão de relatórios gerenciais em tempo real.
Para o diretor de Atenção à Saúde, Celso Araújo, o mais importante no Vigihosp é a facilidade que um sistema dá para o usuário notificar os incidentes, o que resultará em um monitoramento mais confiável. "Com esse sistema fica muito mais fácil. Nós temos uma ferramenta extremamente útil, eficiente e eficaz, com a qual poderemos monitorar e estabelecer políticas para a resolução dos problemas", ressaltou o diretor.
Já o Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas de Informação da DGPTI, Bruno Souza de Oliveira, destacou a importância da parceria entre as diretorias com o intuito de desenvolver soluções e melhorias nos processos da empresa. "A DGPTI está aqui para dar apoio às outras diretorias e para, juntos, somando conhecimentos, poder transformar sistemas e melhorar todos os processos na Ebserh", salientou.
Cinco hospitais membros do Comitê Ebserh de Segurança do Paciente farão uso do software como piloto durante o mês de agosto. Em seguida, proporão melhorias para, em outubro, o Vigihosp ser disponibilizado à todas as filiais. O Serviço de Qualidade Hospitalar acompanhará em tempo real as notificações de toda a rede e poderá trabalhar em projetos para apoiar os hospitais filiados na ampliação da segurança do paciente.
Assessoria de Comunicação Social