Notícias
ALTA COMPLEXIDADE
Hospital Universitário no Piauí inaugura Unidade de Oncologia
Teresina - Ampliar o acesso ao tratamento do câncer ao paciente do Serviço Único de Saúde (SUS) no Piauí. Esse é o objetivo da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), inaugurada nesta segunda-feira (02).
O local tem capacidade para realizar, por mês, 500 consultas com especialistas, 600 exames de ultrassom, 400 exames endoscópicos e 200 exames anatomopatológicos. No Unacon, irão atuar oito oncologistas clínicos e três cirurgiões oncológicos, além de profissionais de outras especialidades e que já integram o corpo clínico do HU como urologistas, ginecologistas, mastologistas, proctologistas, cirurgiões torácicos e cirurgiões gerais.
Presente na solenidade, o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima Neto, destacou o papel do governo federal no processo de concretização da Unacon. "O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde estão orgulhosos por termos garantido o investimento de quase R$ 3 milhões no HU-UFPI para executar o projeto da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, proporcionando atendimento gratuito e de qualidade a pacientes oncológicos", destacou.
Na ocasião, também foi assinado, pelo Presidente da Ebserh e pelo Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, um termo de descentralização de recursos para os exercícios 2017 e 2018, que garantirá a construção do prédio necessário para a instalação de um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). "Com o Cacon, o HU-UFPI ampliará os serviços na área de oncologia, oferecendo também a radioterapia. Isso ocorrerá daqui a dois anos, mas hoje já demos início ao atendimento de pacientes oncológicos, contribuindo para minimizar o problema da demanda reprimida no estado", pontuou Newton Lima.
Com 25 leitos de internação, 5 leitos de UTI e 12 poltronas de quimioterapia ambulatorial, a Unacon se voltará ao tratamento dos cinco tipos de cânceres com maior incidência no Piauí, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA): próstata, mama, colo do útero, pulmão e colo retal. Será ofertado tratamento ambulatorial e hospitalar, baseado em cirurgia, quimioterapia e hormonioterapia.
“O Hospital Universitário tem todo o potencial para se firmar como referência no Piauí no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento do câncer, oferecendo, ao usuário do SUS, um serviço de qualidade””, diz o Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente.
Segundo a médica oncologista Dra. Vanessa Castelo Branco, uma das responsáveis pela implantação da Unacon no HU-UFPI, o serviço significará uma grande conquista no que se refere ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes oncológicos no estado. “No Piauí, existe uma demanda reprimida de pacientes oncológicos, uma vez que há apenas um hospital credenciado para atendimento a pacientes pelo SUS. O HU trará um serviço oncológico inteiramente SUS”, ressaltou a médica.
Reitor da UFPI em exercício, o Professor Dr. Helder Nunes ressaltou a importância do Hospital Universitário como núcleo formador de recursos humanos e como espaço para realização de pesquisas. "Vamos continuar trabalhando a área acadêmica neste hospital, ampliando o número de residências e mestrados, além de fomentar, de maneira ampla, a execução de pesquisas", enfatizou.
Com informações do HU-UFPI