Notícias
ATENÇÃO À SAÚDE
Hospital Universitário no Piauí inaugura Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, inaugurou nesta terça-feira, 11, o Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, destinado ao tratamento de doenças cardiovasculares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Serviço, que reúne investimentos superiores a R$ 1 milhão, oriundos do governo federal, prestará atendimento a pacientes ambulatoriais com agendamento pelo SUS e a pacientes internados no HU. Poderão ser realizados exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos como cateterismo cardíaco, angioplastia coronária e embolização vascular de tumores e aumenta-se, substancialmente, as internações para casos de média e alta complexidade.
De acordo com o superintendente do hospital, José Miguel Parente, haverá um significativo avanço no tratamento de pacientes com infarto agudo do miocárdio, pois quanto mais rápido for o acesso desse paciente ao serviço, melhor será a resposta ao tratamento.
A diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Jeanne Michel, enfatizou os avanços do Hospital Universitário no que se refere a infraestrutura e gestão de pessoas, destacando, ainda, a vocação do HU como hospital escola. "A vontade das pessoas, o entusiasmo, a busca do conhecimento por aqueles professores que já tem uma história acadêmica são ingredientes fundamentais para se consolidar uma casa de ensino como esta", observou.
O reitor da UFPI, José Arimatéia, afirmou que, somente em 2014, já foram realizadas mais de 75 mil consultas e mais de 40 mil exames na unidade. "Isto mostra a importância do HU para a comunidade piauiense. Nosso hospital está caminhando para o funcionamento pleno e, em 2015, novos serviços serão disponibilizados à comunidade, como neurocirurgia e bucomaxilofacial", disse.
Também estiveram presentes à solenidade, o secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Coelho de Andrade, o diretor de Logística e Infraestrutura Hospitalar da Ebserh, Garibaldi Albuquerque, o presidente da Associação Piauiense de Medicina (Aspimed), Elisiário Cardoso da Silva Júnior, e representantes da Academia Piauiense de Medicina, José Lira Mendes Filho e José Itamar Abreu Costa, além do cardiologista José Eduardo Moraes Rêgo Souza, considerado um dos pioneiros da Cardiologia Intervencionista mundial e criador do stent farmacológico.
Serviços - Além de contar com as especialidades relativas às clínicas médicas, clínicas cirúrgicas e atenção à saúde da mulher, o Hospital Universitário tem avançado nos serviços de alta complexidade, como oftalmologia e ortopedia, contando também com procedimentos de videocirurgia, endoscopia dos aparelhos digestivo e respiratórios, exames diagnósticos não invasivos de cardiologia, exames de imagem, tais como tomografia computadorizada, mamografia e, em breve, exames de ressonância magnética, exames laboratoriais nas áreas de bioquímica, hematologia clínica, imunologia e microbiologia.
Previstas para 2015, com pleno funcionamento do HU-UFPI, estão as áreas de neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia cardíaca e bucomaxilofacial, ampliando-se, assim, os serviços à disposição dos pacientes agendados pelo SUS, com regulação no âmbito do Estado e do município de Teresina.
Com informações do HU-UFPI