Notícias
MELHORIA
Hospital da Rede Ebserh em TO reforma áreas assistencial e administrativa
Reforma equivale a 50% do total da área de edificações do hospital universitário
Araguaína (TO) – Com investimentos de mais de R$ 1,2 milhão, o Hospital de Doenças Tropicais, vinculado à Universidade Federal do Tocantins e à Rede Ebserh (HDT-UFT/Ebserh), inaugurou, nesta terça-feira, 3, melhorias nas áreas assistencial e administrativa. Os recursos foram liberados por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), financiado pela Ebserh e Ministério da Saúde, além de recursos complementares também provenientes do orçamento da Ebserh.
Presente na inauguração, o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, elogiou as novas áreas, mas lembrou a importância de uma equipe de qualidade para a excelência da assistência e do apoio ao ensino e à pesquisa. “Paredes, piso e equipamentos ajudam muito, mas quem faz a diferença são as pessoas. E neste novo ambiente, os profissionais terão ainda mais condições de cumprirem sua tarefa de atender aqueles que procuram um hospital universitário”, disse.
Cerca de 2,3 mil m² do HDT-UFT/Ebserh passaram por modificações, o que equivale a 50% do 4,6 mil m² da área total construída. Nos ambientes administrativos, houve a reforma e adequação estrutural de todos os ambientes administrativos, do refeitório (que incluiu a substituição de instalação elétrica, forro, trocas de bancadas e mobílias), da sala de reuniões e videoconferência, do almoxarifado (com ampliação da área total), entre outros.
Nas áreas assistenciais, houve melhoria na sala de triagem (para dar mais privacidade ao usuário), em enfermarias, sala de recepção, no consultório de oftalmologia, nas salas de raio X (com blindagem para barrar a radiação) e ultrassonografia, além da construção de uma brinquedoteca. Grande parte dos ambientes receberam móveis planejados e ambiente refrigerado.
O superintendente José Pereira Guimarães Neto lembrou toda trajetória percorrida pelo HDT-UFT/Ebserh e do desafio de implantar o primeiro hospital universitário de Tocantins. “O HDT-UFT/Ebserh deixou de ser exclusivamente assistencial e inseriu o ensino e a pesquisa em suas atividades”, observou.
Participou ainda da inauguração o diretor de Administração e Infraestrutura, Erlon César Dengo, o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, além de outras autoridades, estudantes, empregados e comunidade em geral.
Sobre a Rede Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações do HDT-UFT/Ebserh