Notícias
FÓRUM
Evento de capacitação reúne gestores de hospitais universitários federais em Brasília
Dar aos participantes uma compreensão de liderança e fornecer ferramentas para o seu aprimoramento, a fim de aplicar na gestão dos hospitais universitários federais. Esse foi o objetivo do III Seminário do Projeto de Capacitação do Instituto Columbus, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), ocorrido de 11 a 13 de novembro, em Brasília (DF).
Para o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, uma das metas da Ebserh é de fazer com que o sistema dos hospitais universitários federais funcione como tal, ou seja, sistematicamente, tendo os projetos de capacitação como ações na busca pela excelência dos serviços. "Até pouco tempo atrás, nós falávamos em projetos, discutíamos o que poderia ser a Ebserh, quais os riscos que tínhamos em trazer um projeto inovador de uma empresa pública para gerenciar os hospitais. Hoje nós já temos muita coisa acontecendo... Os grupos de capacitação foram constituídos, por meio do Sírio-Libanês e do Columbus, permitindo um intercâmbio de soluções e uma discussão de como deve ser nosso sistema", afirmou o presidente.
Neste último encontro, ocorreram diversas apresentações e dinâmicas como a finalização e aprimoramento do processo de implementação dos projetos pilotos dos hospitais, bem como a organização de seus programas de lançamento. Também houve a participação dos integrantes do projeto de capacitação do Hospital Sírio-Libanês, que apresentaram os planos diretores estratégicos de suas unidades. Por outro lado, os integrantes do Columbus também apresentaram seus projetos, integrando os dois projetos de capacitação.
"Esta última etapa busca, além de uma capacitação na área de liderança com os participantes, a integração dos dois projetos, Columbus e Sírio-Libanês, para que haja um entendimento e uma visão mais abrangente, já que que quem participou do projeto Columbus participará da capacitação do Sírio-Libanês e vice-versa", afirmou o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da Ebserh, Ilson Iglésias.
A integração entre os dois projetos de capacitação da Ebserh se deu por conta da previsão, para 2015, de formação de dois novos grupos para os mesmos projetos, porém com a inversão de posições: aqueles que participaram do Sírio-Libanês, integrarão o projeto Columbus, e os integrantes do Columbus serão capacitados pelo Sírio-Libanês.
"No próximo ano, já não se parte do zero; se parte de um outro nível de maturidade, uma vez que os gestores dos hospitais já conhecem quais as estratégias adotadas em cada tipo de projeto. Ou seja, quem está na Columbus terá uma noção de como potencializar os ganhos do projeto Sírio-Libanês", esclareceu o coordenador.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh