Notícias
EVENTO
Encontro de gestão marca a construção de um novo planejamento para a Rede Ebserh
Da esq. para a dir.: Kleber Morais, presidente da Ebserh; Paulo Henrique Costa, vice-presidente da Ebserh; Ricardo Barros, ministro da Saúde
Brasília (DF) – O último dia do 1º Encontro de Gestão da Alta Administração da Rede Ebserh teve como foco o fechamento das discussões acerca do planejamento estratégico da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Com a participação de gestores da sede e dos 39 hospitais universitário federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o evento visou a elaboração de ações futuras visando o aperfeiçoamento das áreas de saúde, ensino e pesquisa.
Presente no terceiro dia do evento, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, fez um balanço de sua gestão frente à pasta, respondeu a questionamentos dos participantes e avaliou a importância do encontro da Rede Ebserh para a melhoria no atendimento à saúde da população brasileira. “Quando a Ebserh coloca novos empregados nos hospitais, qualifica a gestão. Esses empregados ajudam a puxar o ritmo do conjunto da obra. É muito importante esse modelo de gestão”, afirmou Barros.
O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, avaliou como extremamente positiva a parceria entre Ebserh e Ministério da Saúde. “A presença do ministro Ricardo Barros nesse evento mostra a importância que a Rede Ebserh tem no contexto da saúde pública brasileira”, pontuou.
A agenda do terceiro dia teve ainda o painel “O Futuro da Saúde”, a apresentação do Programa Ebserh de Transplantes, a identificação de direcionadores para o planejamento estratégico e a proposta dos próximos passos para a construção do novo modelo de gestão. Também participou do encontro o médico obstetra francês René Frydman, um dos precursores da área de reprodução assistida no mundo.
Depoimentos
Luciana Gouveia
HC-UFMG
Esse evento é importante pela construção das estratégias da Ebserh como um todo. Esse senso de unidade é muito importante para que, cada vez mais, nós mantenhamos um conjunto trabalhando em prol dos hospitais universitários federais. Nós precisamos assumir, de forma colegiada, as diretrizes, as escolhas e o futuro.
Sandra Crippa
HU-Furg
É uma oportunidade de trocar experiências com outros superintendentes, de aprender, de conhecer, de poder ter um intercâmbio de ideias e de poder visualizar a rede como um todo. Esse modelo de construção do planejamento da Rede Ebserh de forma colegiada e participativa é muito interessante.
Frederico Jorge
HC-UFPE
Eventos como esse são de extrema importância para a Rede Ebserh para o alinhamento de ideias e de políticas de governança, além de permitir a troca de experiências. O planejamento estratégico está indo por um caminho positivo. Esse modelo de construção é novo e vem agregado de muita tecnologia da informação.
Homero Rodrigues
Huac-UFCG
Esse evento é importante na medida em que estão sendo realizados estudos para estabelecer um planejamento estratégico para a Rede Ebserh. A partir dele, a rede poderá se organizar e prestar um serviço ainda melhor aos usuários do SUS, além de organizar uma sistemática de trabalho acessível e que valoriza os profissionais.
José Miguel Parente
HU-UFPI
Foi um encontro interessante pela ampla participação dos hospitais. Todos foram ouvidos, com engajamento das propostas e, com isso, pudemos entender os desafios dos hospitais e as experiências de sucesso de cada um. Tivemos uma participação maciça para a construção do que será a Ebserh nos próximos anos e os rumos que devemos seguir.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh