Notícias
Recurso humanos
Ebserh ultrapassa a marca de 1 mil profissionais temporários contratados para o combate à Covid-19
Convocações dependem das necessidades dos hospitais. Candidatos devem se atentar aos editais e documentos obrigatórios
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) já contratou 1.112 profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Aliado aos profissionais que já atuavam nos hospitais e a outras ações da Ebserh – como investimentos em medicamentos, infraestrutura e equipamentos –, o reforço de pessoal já possibilitou, até agora, a oferta de 1.722 leitos exclusivos para o atendimento e apoio a pacientes suspeitos ou contaminados pelo coronavírus (dados registrados às 9h30 desta quarta-feira, 20).
A marca de contratações realizadas pela Rede Ebserh foi alcançada nesta semana, com um total de 5,2 mil convocações relativas ao processo seletivo emergencial. Com mais de 225 mil inscrições efetivadas, o processo seletivo emergencial da Rede Ebserh teve como objetivo formar cadastro reserva, com possibilidade de contratação temporária de aproximadamente 6 mil profissionais, conforme a demanda dos hospitais.
Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da estatal, Rodrigo Barbosa, os profissionais continuarão a ser convocados de acordo com as necessidades dos hospitais universitários federais da rede. “Alcançamos uma marca expressiva, mas ainda teremos outras convocações, uma vez que que se trata de uma atividade dinâmica, sempre necessitando de ajustes e melhorias. O nosso objetivo é suprir as necessidades da população por atendimento e isso inclui investimentos e mão de obra qualificada, de trabalhadores motivados e dispostos para o desafio que nos foi colocado”, afirmou.
Foram autorizadas aproximadamente 900 vagas para médicos (nas especialidades de Medicina de Emergência, Anestesiologia, Clínica Médica e Medicina Intensiva), 1,4 mil enfermeiros (incluindo as especialidades de Terapia Intensiva e de Urgência e Emergência), 3 mil técnicos em enfermagem, 500 fisioterapeutas e 100 vagas para engenheiros (clínico e mecânico) e arquitetos, necessários para promover as mudanças estruturais exigidas para a acomodação de pacientes infectados pelo Covid-19. Não houve impacto aos concursos públicos em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais.
Os interessados podem acessar as convocações no PORTAL DA REDE EBSERH ou no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO.
Atuação da Rede Ebserh
Para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.
Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processo seletivo emergencial com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia
Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.
Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh