Notícias
SENADO FEDERAL
Ebserh reforça seu papel de excelência na gestão hospitalar em audiência pública
Brasília (DF) – A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal promoveu, nesta quinta-feira, 23, uma audiência pública interativa para debater a atuação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Estiveram presentes os dirigentes da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), além de gestores dos hospitais universitários filiados ao órgão federal que participavam da 4ª Reunião dos Superintendentes da Rede Ebserh.
O presidente da Ebserh, Kleber Morais, reforçou o papel da estatal na melhoria da gestão dos hospitais universitários, focada no ensino, pesquisa, extensão e inovação, aliados ao atendimento à saúde da população brasileira. “A Ebserh é 100% pública e todo o nosso trabalho é pautado no diálogo, com respeito à autonomia universitária. Já tivemos inúmeras conquistas nos hospitais da Rede Ebserh, como investimentos no parque tecnológico, melhoria do controle e da gestão e o reforço do quadro de pessoal, com a contratação de empregados por meio de concurso público”, ressaltou o gestor.
Os avanços da estatal também foram salientados pelo diretor vice-presidente executivo, Paulo Henrique Costa. “Desde a criação da empresa, a quantidade de empregados concursados aumentou de 36 mil para 48,5 mil, um aumento de 35%. A quantidade de vínculos precarizados caiu de 12 mil para 4,1 mil, redução de 67%. A quantidade de leitos hospitalares oferecidos à população subiu de 7,3 mil para 8,5, aumento de 15%. As cirurgias aumentaram de 117 mil procedimentos realizados em um ano para 129 mil”, enumerou.
Participaram ainda da audiência, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Tourinho, o secretário de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto do Tribunal de Contas da União (TCU), Ismar Cruz; o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, a presidente da Associação da Auditoria de Controle Externo do TCU, Lucieni da Silva, além de profissionais da área da saúde, professores, reitores, senadores, representantes sindicais. O evento foi proposto pelo senador Paulo Paim.
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh