Notícias
Valorização
Ebserh premia iniciativas de destaque do ano
Brasília (DF) – Com o intuito de parabenizar e reconhecer iniciativas de destaque, a Ebserh premiou nesta sexta-feira (18) seis ações dos hospitais universitários federais que compõem a Rede. As iniciativas são as que mais reforçaram os valores organizacionais da instituição tais como como inovação, humanização, sustentabilidade, valorização de pessoas, trabalho em Rede e transparência.
A apresentação dos ganhadores do “Troféu Iniciativa de Valor” contou com a participação do presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, e marcou o encerramento do evento “Ebserh Conecta”, iniciativa comemorativa aos 9 anos da Rede Ebserh, realizada ao longo desta semana.
O evento contou com mais de 7.200 participantes inscritos, 24 palestras online, 66 mil acessos, 40h de transmissão ao vivo, mais de 3 mil interações para os convidados e 75% de engajamento e retenção na programação.
“Hoje, no encerramento deste belíssimo evento, quero conjugar dois verbos: parabenizar e agradecer. Às equipes que se destacaram nas premiações e aos demais hospitais da Rede, que têm feito com excelência suas tarefas a dois pontos sensíveis ao país, a educação e a saúde. Também não poderia deixar de agradecer todos os colaboradores da Rede Ebserh. Tenho muito orgulho de presidir esta empresa que conta com o trabalho primoroso de vocês”, destacou o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira.
As seguintes iniciativas foram premiadas, baseadas nos valores em destaque:
Inovação – HUB-UnB – Brasília (DF) - Confecção de máscaras de proteção personalizadas com super-heróis para imobilidade de crianças em radioterapia
Para humanizar as sessões das crianças, a equipe da oncologia decidiu transformar as máscaras em rostos de personagens, como super-heróis e princesas. O desenho é feito com tinta à base de água. Quando os pequenos fazem o molde da máscara, os profissionais conversam com eles e perguntam qual o personagem favorito. No primeiro dia de tratamento, a surpresa já está pronta.
Humanização – HU-UFMA – São Luís (MA) Adequação do Morgue Hospitalar ao cenário Covid-19
A iniciativa de manejo das situações pós-óbitos contou com a instalação de um visor de vidro transparente na porta do morgue, além da definição de nova rotina para os óbitos por COVID-19 visando assegurar à família a confirmação da identidade, proporcionar uma despedida mais digna e humanizada, permitindo-lhe vivenciar o luto e minimizar a dor da perda, além de mitigar o risco de contágio pelo SARS-CoV-2.
Sustentabilidade – HC-UFPE – Recife (PE) - Redução de despesas nos serviços de higienização, processamento de roupas e resíduos
A ação foi baseada em mudanças de metodologia que melhoraram esses processos com maior controle e monitoramento, além de educação continuada dos colaboradores nesses quesitos.
Entre as atividades realizadas destacam-se: a adoção de boas práticas de higienização (padronização de saneantes e uso racional) e o correto gerenciamento de resíduos sólidos com a criação de pontos específicos de separação e descarte de cada tipo de material.
Valorização de pessoas – Hucam-Ufes – Vitória (ES) Divulgação de manifestações de elogios dos pacientes aos profissionais do hospital
A unidade exibe em seus canais de comunicação interna e em suas redes sociais os elogios que chegam à Ouvidoria endereçados a trabalhadores e equipes da instituição. A intenção é dar justa visibilidade a quem se destaca perante a quem mais interessa, ao lado dos alunos: o usuário do Sistema Único de Saúde.
Trabalho em Rede – CH-UFC – Fortaleza (CE) - Realização do 1º Fórum das Comissões de Acumulação de Cargos
O prêmio contou com aproximadamente 800 inscritos e representatividade de todos os 40 hospitais da rede Ebserh. A iniciativa teve conteúdo voltado à melhoria dos processos de trabalho, à padronização e ao alinhamento de condutas.
Transparência – Humap-UFMS – Campo Grande (MS) - Fomento à participação e ao controle
A Ouvidoria da unidade foi homenageada em cerimônia de premiação das vencedoras do III Concurso de Boas Práticas, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Rede de Ouvidorias. A instituição ficou em terceiro lugar na categoria “Fomento à participação e ao controle social”.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh