Notícias
4ª REUNIÃO DA REDE EBSERH
Ebserh muda processos administrativos com foco em inovação e excelência na gestão
Brasília (DF) – Promover uma profunda mudança nos processos administrativos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com metas de qualidade, melhoria de desempenho, excelência na gestão dos hospitais universitários federais, qualificação e valorização profissional dos empregados. Esse é o foco dos rumos traçados pela estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) para os próximos anos, apresentados pelo diretor vice-presidente executivo do órgão, Paulo Henrique Costa, na última terça-feira, 22, durante a abertura da 4ª Reunião de Superintendentes da Rede Ebserh, ocorrida na sede da estatal.
“Nós somos a única empresa brasileira da área de saúde que tem essa característica de rede, em que a autonomia de cada hospital é respeitada e que, de uma maneira conjunta, construímos soluções para os desafios do dia a dia. Acredito em uma gestão inovadora, que traga novas ideias e que busque alternativas. Acredito no novo, construído a partir de experiências e do conhecimento”, ressaltou o vice-presidente da Ebserh.
Estabelecida a partir das necessidades legais, das boas práticas de gestão e da busca da sustentabilidade da Ebserh, a nova agenda de trabalho tem o objetivo de fortalecer a atuação da estatal nas áreas de ensino, pesquisa e inovação, aliadas ao atendimento na área de saúde. Essa mudança cultural passará por significativas alterações na estrutura e nos processos do órgão, respeitando as especificidades regionais e contando com a colaboração das 39 unidades filiadas.
A nova agenda de trabalho prevê a elaboração de um planejamento estratégico para definir os objetivos e o modelo de atuação. Também visa a sustentabilidade da empresa, além da revisão da arquitetura organizacional. Os desdobramentos serão a implantação de controles internos mais eficientes, aperfeiçoamento da governança, do processo decisório e da gestão, melhoria da qualidade dos serviços prestados, aumento da eficiência operacional, avanço em tecnologia da informação, desenvolvimento de parcerias e a melhoria da transparência.
Ações da Ebserh
De acordo o vice-presidente, a melhoria dos resultados da Ebserh passa pela desburocratização. “Temos que mudar os nossos processos, descentralizar, aumentar a autonomia, desburocratizar e passar a falar em gestão, metas, transparência e clareza. Já começamos com a mudança do novo fluxo de aprovação de planos de trabalho para a liberação de recursos do Rehuf ”, enfatizou Costa, referindo-se ao Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitário Federais.
Há ainda outras propostas para implantar: o plano de trabalho de cada diretoria, um modelo de avaliação de desempenho de hospitais, unidades e pessoas; um programa de melhores práticas e inovação; o Programa de Qualidade de Atendimento e Certificação de Hospitais; a Jornada Digital do Paciente; um modelo de atuação em ensino, pesquisa e inovação; um programa de Doutorado da Rede Ebserh, já em desenvolvimento; o Programa de Conduta, Integridade e Ética; a Política de Transparência e Comunicação com a Sociedade; e o novo modelo de adesão à Rede Ebserh; dentre outras ações.
Ainda faz parte dos objetivos da empresa estabelecer uma cultura de meritocracia na gestão de pessoas, com foco na qualificação e valorização do trabalhador. “Vamos ter uma atenção especial para essa área. Começaremos com um plano diretor de gestão de pessoas e o desdobraremos em um conjunto de ações que envolvem a revisão dos critérios de progressão, de movimentação e de acesso e sucessão aos cargos, um programa de graduação e pós-graduação. Vamos reforçar o reconhecimento e valorização do trabalhador. As pessoas precisam olhar para a nossa empresa e perceber uma oportunidade de crescimento”, salientou.
Ainda de acordo com o gestor, o trabalho de valorização do empregado já foi iniciado. “Estamos trabalhando em diversos projetos. Há algumas semanas, por exemplo, publicamos edital para a contratação de consultoria especializada, que será responsável por subsidiar um processo de aprimoramento de sistema de reconhecimento, valorização e recompensa”, finalizou o gestor.
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh