Notícias
Gestão de pessoas
Ebserh/MEC lança nova norma que regulamenta movimentação de empregados
A mudança facilita a vida de empregados interessados em transferência para outras filiais. Foto: Freepik
Brasília (DF) – Nesta quinta-feira, 17, a Ebserh publicou uma norma que aplica mudanças no sistema de movimentação dos empregados da rede. No lugar do concurso de movimentação, está disponível o Ebserh em Movimento, banco de oportunidades para empregados interessados em transferência para outras filiais da rede.
Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh/MEC, Rodrigo Barbosa, o banco flexibiliza e facilita o processo para os empregados que desejam ou consideram a possibilidade de movimentação entre filiais. “Como o banco estará sempre aberto e disponível para cadastro e consulta, o colaborador vai ter mais oportunidades e opções para concretizar sua transferência, inclusive com opções de permuta. É uma mudança enriquecedora e motivadora para a empresa e seus empregados”, afirmou o gestor.
Anteriormente, o concurso de movimentação antecedia o concurso nacional e somente eram classificados aqueles que ficavam dentro do número de vagas ofertadas naquele concurso. Agora, o banco estará disponível para cadastro e consulta a qualquer tempo e o empregado interessado poder ser movimentado na eventual liberação de vaga na lotação pretendida. A vaga no hospital passa a ser preenchida primeiramente por empregados e não mais por cadastro reserva dos concursos realizados.
Outra mudança importante diz respeito ao funcionamento da permuta. Na antiga regra, a troca só era permitida em cargos idênticos, independentemente de autorização do hospital. Com a nova regra, o empregado poderá utilizar o banco para consultar interessados em fazer a permuta, inclusive, quando autorizado, em caso de vagas com especialidades diferentes mas pertencentes ao mesmo grupo de cargos.
A norma também estabelece mudanças em relação a transferência para acompanhamento de cônjuge e transportes mobiliário. Ela pode ser consultada neste link.
Sobre a Rede Ebserh
Criada em 2011, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh com informações da Diretoria de Gestão de Pessoas