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CRESCIMENTO PROFISSIONAL
Ebserh lança programas de graduação e pós-graduação para colaboradores
Brasília (DF) – Concentrar esforços no desenvolvimento das competências e no crescimento profissional dos colaboradores da Rede Ebserh, por meio de cursos de graduação e pós-graduação. Esse é o objetivo dos programas de Incentivo à Graduação e de Incentivo à Pós-Graduação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os editais foram publicados nesta segunda-feira, 11, no âmbito da sede da estatal, como parte de um projeto piloto. Nos próximos meses, os hospitais da Rede Ebserh serão inseridos nos programas, com a publicação de novos editais.
O Programa de Incentivo à Graduação tem o objetivo de apoiar os esforços dos empregados de cargos de nível médio ou técnico na obtenção de título de graduação superior, mediante o reembolso ao empregado de 70% do valor da mensalidade do curso, até o limite mensal de R$ 800,00. São ofertadas 10 vagas para a sede da Ebserh, nas áreas de conhecimento prioritárias de Administração, Economia, Contabilidade, Direito, Engenharia, Tecnologia da Informação, Saúde e Educação.
Já o Programa de Incentivo à Pós-Graduação tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento dos empregados de cargos de nível superior, mediante o ressarcimento de 70% do valor da mensalidade, limitado a R$ 1,1 mil. O projeto piloto prevê 25 vagas para as áreas de conhecimento prioritárias de Administração, Economia, Contabilidade, Direito, Engenharia, Tecnologia da Informação, Saúde e Educação.
Segundo o vice-presidente da Ebserh, Paulo Henrique Costa, os programas estão inseridos em um conjunto de ações de qualificação da gestão, com foco, dentre outros, na inovação, transparência, sustentabilidade e resultados positivos. “Estamos trabalhando para reestruturar e reorganizar o processo de gestão, aumentando o controle, a prestação de contas e a eficiência operacional. E o investimento em capacitação de qualidade é uma das ferramentas para atingirmos esses objetivos”, avaliou o gestor.
Outras ações
Os programas de Incentivo à Graduação e de Incentivo à Pós-Graduação fazem parte do Plano de Desenvolvimento de Competências, produto da terceira fase do Programa Crescer com Competências da Rede Ebserh. Aprovado pela Diretoria Executiva da estatal no último dia 17 de novembro, o Plano de Desenvolvimento de Competências instituiu outros dois programas: o de Desenvolvimento de Competências Fundamentais e Técnicas e o de Desenvolvimento de Competências Gerenciais.
O Programa de Desenvolvimento de Competências Fundamentais e Técnicas tem o objetivo de desenvolver as competências por meio de ações de capacitação utilizando instrutores que são servidores ou empregados públicos da administração pública federal, estadual ou municipal, mediante o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (Gescc) ou da Gratificação por Atividade Instrucional (GAI), bem como mediante a contratação de instituição com expertise na área de conhecimento demandada.
Já o Programa de Desenvolvimento Gerencial foi planejado e estruturado em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), tendo como subsídio o mapeamento das competências gerenciais, realizado com os gestores de 23 hospitais universitários e da sede da Rede Ebserh. O programa, que terá a duração de três semestres para cada turma e destina-se à formação dos gestores e de novos líderes, deverá ser iniciado no 1º semestre de 2018.
Para a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Mara Annumciato, essas ações de capacitação e desenvolvimento complementam o ensino formal e contribuem para solidificar a cultura de excelência e inovação da Rede Ebserh. “Essas ações se concretizarão por meio do estímulo ao aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores da empresa”, explicou.
A chefe de Serviço de Capacitação e Avaliação de Desempenho, Arlete Paula, explicou que o plano irá nortear os processos de capacitação, considerando o modelo de gestão por competências. “Entendemos que as competências, como a capacidade do profissional de mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para uma entrega voltada ao alcance dos objetivos da instituição, agrega valor à Ebserh e ao próprio indivíduo”, afirmou.
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh