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Saúde digital
Ebserh intensifica assistência à distância como estratégia de combate à Covid-19
Utilizando ferramentas tecnológicas, profissionais podem interagir com colegas ou pacientes à distância
Brasília (DF) – Necessitando de informações sobre a Covid-19 e sem poder sair de casa devido ao distanciamento social imposto pela pandemia, a estudante Susana Coimbra, 27, obteve suas respostas por meio do teleatendimento do Hospital Universitário da cidade de São Luís (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh. Ela usou sua rede social para elogiar o serviço. ”Graças ao teleatendimento pude ter mais clareza de que estava com os sintomas do Coronavírus. Pude começar o tratamento e agora estou me recuperando”, relatou.
A tecnologia tem sido um importante aliado no enfrentamento da pandemia de covid-19 ao ampliar a assistência à distância aos pacientes e reduzir os riscos de contágio dos profissionais de saúde. Trata-se da saúde digital, cujas atividades como a telemedicina permitem a relação médico-paciente sem a necessidade do contato físico, evitando deslocamentos que possam implicar em risco para ambos nesse contexto de pandemia, como é o caso de Susana, ou ainda em situações de mobilidade reduzida.
Nesse período, várias ações de saúde digital têm sido realizadas por hospitais da Rede Ebserh, como é o caso do HU-UFMA, que com apenas sete dias de funcionamento, já ultrapassa a marca de mais de 700 atendimentos. Desses, só 55 pessoas foram encaminhadas para as Unidades de Pronto Atendimento, o que representa um desafogamento dos serviços de saúde de mais de 600 pessoas no sistema de saúde.
Utilizando ferramentas de tecnologia da informação (videochamadas por celular, videoconferências, redes sociais e outras), médicos podem dar orientações aos pacientes sobre condutas clínicas, prescrever quando necessário, ou interagir com outros colegas para discutir diagnóstico e terapêutica de seus pacientes, assegurando assim o acesso e a continuidade do cuidado ao paciente. Em alguns casos, as orientações podem ser repassadas por estudantes voluntários da área da saúde, sempre acompanhados por professores que exercem suas atividades em unidades da Rede Ebserh, além de outros profissionais, como psicólogos, por exemplo.
Para regulamentar a atividade de telemedicina na Rede Ebserh consistiu na produção de um documento interno, com acesso restrito para colaboradores,. Para a diretora de Tecnologia da Informação da estatal, Simone Scholze, “além de apoiar o combate à Covid-19, a telemedicina é uma ferramenta importante à disposição dos profissionais da saúde e da população, pois também permite que os pacientes de doenças crônicas possam continuar a ter a assistência necessária dos hospitais universitários federais”.
Medicina virtual
Sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a lei nª 13.989, de 15 de abril deste ano, autoriza o uso da telemedicina durante a crise, uma atividade que envolve médico e paciente. Mas outros serviços que compõem a saúde digital já eram regulamentos. Outro exemplo é a teleconsultoria, que envolve a troca de experiência entre profissionais de determinada especialidade, muito usada no contexto de ensino e pesquisa, comum aos hospitais universitários federais da Rede Ebserh.
Em Vitória (ES), o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) reforçou o serviço de Teleconsultoria Especializada para atender demandas e dúvidas de profissionais de Atenção Primária de todo o Espírito Santo sobre como atender pacientes com suspeita do novo Coronavírus. O objetivo é ampliar a capacidade resolutiva de quem as solicita. São respostas baseadas na melhor evidência científica disponível, adaptada à realidade local. O acesso a essa ferramenta é realizado por quem possui cadastro e o atendimento é feito por mensagens escritas com possibilidade de envio de exames e imagens. A teleconsultoria também pode ser realizada por meio de videochamada, quando o especialista do Hucam interage em tempo real com o profissional da Rede Básica de Saúde. A plataforma fica aberta 24 horas por dia, e a resposta é dada em até 12 horas.
Veja mais alguns exemplos de atividades desenvolvidas na Rede Ebserh na área de saúde digital.
Atuação da Rede Ebserh
Para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Rede Ebserh implementou o Comitê de Operações Especiais (COE) para definir estratégias e ações em nível nacional. Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos COEs desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares.
Tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas. Promoveu processo seletivo emergencial com a possibilidade de contratação de aproximadamente 6 mil profissionais temporários para o enfrentamento da pandemia
Também disponibilizou R$ 274 milhões para ações contra o coronavírus, recursos do Ministério da Educação (MEC) liberados pela Ebserh de acordo com a necessidade e urgência de cada unidade hospitalar. A verba está sendo utilizada em adequação da infraestrutura, aquisição e manutenção de equipamentos, compra de medicamentos e outros insumos, além de equipamentos de proteção individual.
Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh com informação dos HUFs