Notícias
REDE EBSERH
Ebserh inova e adota uso de certificado no sistema de gestão hospitalar da Rede
Ação da Rede Ebserh possibilitou estender o processo de emissão simplificada a empregados públicos de outras instituições do Brasil
Brasília (DF) – Como uma das ações voltadas à transformação digital, a Rede Ebserh contratou uma solução de certificados digitais para pessoas físicas, conhecida como e-CPF. A aquisição possibilitará que mais de 16 mil colaboradores passem a utilizar assinaturas digitais em documentos virtuais de diversos processos administrativos e assistenciais na administração central e nos hospitais universitário federais vinculados. Quando totalmente implantada, a tecnologia poderá gerar economia anual estimada em R$ 5,2 milhões apenas em impressões de papel.
A solução proporcionará ainda a redução na manutenção de arquivos médicos, que demandam muito espaço físico para seu armazenamento. Outra vantagem é a utilização do certificado em nuvem, o que elimina a necessidade de token físico [dispositivo eletrônico que gera senhas temporárias], simplificando a logística de distribuição. São inúmeras as possibilidades de uso, como a assinatura digital de prescrições e evoluções médicas e de enfermagem, sumário de alta e óbito, autenticação em sistemas como o de diárias e passagens, Receita Federal, emissão de notas fiscais e outras.
Para facilitar a emissão dos certificados e impulsionar a adesão dos profissionais à solução, optou-se pelo modelo de emissão simplificada, que permite emitir o certificado na própria unidade da Rede Ebserh, sem a necessidade de deslocamento dos colaboradores ou a realização de visitas técnicas de autoridade de registro. O processo de emissão simplificado é feito diretamente com base nos dados e ferramentas do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe). A previsão é que os certificados comecem a ser emitidos ainda em março para os profissionais da área administrativa e a partir de abril para os assistenciais.
De acordo com a diretora de Tecnologia da Informação da Rede Ebserh, Simone Scholze, “a certificação no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) contribuirá decisivamente para o alcance da meta de redução de cópias impressas estabelecida na política de impressão. Essa iniciativa vem se somar a outras que estão sendo adotadas pela Ebserh no sentido da modernização dos sistemas e da infraestrutura de Tecnologia da Informação da Rede, propiciando economia, eficiência, segurança e qualidade para os profissionais da saúde e pacientes”.
O que é
Certificados Digitais são documentos eletrônicos que servem como uma carteira de identidade virtual para identificar e representar uma pessoa ou uma empresa. A tecnologia aplicada e este recurso, garante a autenticidade, confidencialidade, integridade e o não repúdio às informações eletrônicas assinadas por este instrumento. Ele pode ser utilizado para a autenticação em sistemas e sites, enviar, acompanhar e retificar a declaração do imposto de renda, assinar documentos, entre muitas outras possibilidades. Viabiliza ainda a realização de procedimentos e operações virtuais sem a necessidade de deslocamento. Isso concede maior segurança, reduzido custo e traz confiabilidade ao processo.
O Certificado Digital poderá ser utilizado em breve por colaboradores das áreas administrativas e por médicos, enfermeiros, residentes e outros profissionais de saúde nas unidades da Rede Ebserh que já utilizam o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), sistema adotado para a gestão hospitalar, desde prontuários online até exames, acompanhamento de cirurgias, estoques de medicamentos e faturamento.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Veja as últimas notícias.
Veja as notícias anteriores.