Notícias
MODERNIZAÇÃO
Ebserh entrega computadores e equipamentos de videoconferência à Hospitais Universitários
- Foto: Jonatas Mattes
Dezesseis hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) receberão, na primeira quinzena de junho, terminais móveis de videoconferência. Até o final do ano, esses estabelecimentos estarão, também, com novos computadores destktop interligados com Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU), que já vem sendo implantado na rede hospitalar da empresa.
Os computadores, segundo o diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI), Cristiano Cabral, "serão essenciais para ampliar o atendimento através do uso do AGHU, solução que conta com diversas funcionalidades e traz os benefícios que vão desde o prontuário eletrônico, acompanhamento do atendimento, anotações médicas, passando pela gestão de farmácia, estoque, até indicadores diversos do atendimento aos pacientes e do ambiente hospitalar, para utilização em ensino e pesquisa".
O AGHU foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que utilizou como base o sucesso de modelo de gestão do sistema de Aplicativos para Gestão Hospitalar – AGH – desenvolvido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O aplicativo permitirá, além do controle de pacientes, anotações médicas e de enfermagem, a troca contínua de aprendizado entre seus médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais.
A ideia é que os hospitais escolas se preparem para o exercício pleno de ensino e pesquisa dentro e fora da rede universitária de hospitais federais, disponibilizando grupos de interesse especial em diversas áreas. E dessa forma "propiciar o compartilhamento de informações por meio de sessões de videoconferência e garantindo que toda a rede de hospitais universitários federais, universidades, faculdades e instituições de ensino em geral possam acompanhar procedimentos cirúrgicos conduzidos por médicos especialistas e reconhecidos mundialmente", explica Cabral.
Os 16 hospitais contemplados com equipamentos de videoconferência nesta primeira fase foram: Maternidade Climério de Oliveira (MCO – UFBA), Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes – UFBA), Maternidade Escola Assis Chateaubriand – (Meac –UFC), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT), Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV- UFAM), Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), Hospital Universitário da Universidade Federal de Grande Dourados (HUGD), Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam- UFES), Hospital Universitário do Piauí (HUPI-UFPI), Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), Hospital de Clínicas do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e Universidade Federal do Maranhão ( HU-UFMA).
Neste mês, a empresa entregou 1.507 computadores aos hospitais universitários federais:
· Hospital Universidade de Brasília (HUB-UnB), 168 computadores desktops;
· Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes da Universidade Federal do Espírito Santos (Hucam- UFES) , 152 computadores;
· Maternidade Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará (MEAC-UFC),40;
· Hospital Universitário do Maranhão (HUUFMA), 240;
· Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA – UFRS) ,224 computadores;
· Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Onofre Lopes, ambos da UFRN, respectivamente, 65 e 160;
· Hospital Universitário Grande Dourados (HUGD-UFGD), 104;
· Hospital de Clínicas de Pernambuco (HCPE – UFPE),80;
· Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM- UFSM) 50;
· Hospital Universitário da UFPI, que acaba de ampliar leitos para internações e UTI, recebeu 84.
Assessoria de Comunicação Social da Ebserh