Notícias
LEI DAS ESTATAIS
Ebserh dá início a série de capacitações com foco em governança
Brasília (DF) – Preocupada em disponibilizar aos seus gestores ferramentas que aprimorem os serviços em toda a Rede, a Empresa Brasileira de Serviços (Ebserh) deu início nesta sexta-feira (30) a primeira capacitação, de uma série de oito, sobre temas que impactam a instituição por meio da Lei das Estatais. A primeira discussão foi sobre “Melhores práticas de Governança Corporativa”. O curso é voltado aos gestores da Rede Ebserh, incluindo profissionais da sede de forma presencial e dos 40 hospitais universitários federais vinculados via videoconferência.
“É um momento importante em que temos a chance de aperfeiçoar as atividades que desenvolvemos e podemos conhecer ainda mais sobre o que as estatais precisam fazer. É aprender para salvar vidas”, destacou o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, que também participou da atividade.
A governança corporativa envolve uma série de processos, costumes e leis que ditam a forma que uma organização é administrada. Estas práticas envolvem toda a empresa, incluindo os conselhos de administração, fiscalização, diretorias, auditorias, corregedorias. Ou seja, ferramentas que dão eficiência e também alertam sobre má gestão. É o que explicou o palestrante do dia, Carlos Ercolin, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor de livros sobre o tema.
“A governança corporativa não é um atestado antifraude. Visa diminuir, inibir sua ocorrência. Mas o importante é criar uma cultura de governança neste sentido para as pessoas que vão gerir as instituições. Com este evento, a Ebserh mostra aos gestores e à população a importância que dá ao tema”.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh