Notícias
ATENÇÃO À SAÚDE
Ebserh avança na construção de um modelo único de gestão assistencial
Brasília (DF) - Levantar indicadores de assistência, gerenciar e ter maior aproveitamento dos leitos e, consequentemente, proporcionar melhor atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em busca de aperfeiçoar esses serviços nos hospitais universitários federais, a Diretoria de Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalar (DAS/Ebserh) conta com projeto denominado “Modelo Único de Gestão DAS”.
Esta sexta-feira (17) marcou o fim do das atividades da primeira etapa da iniciativa, um curso de capacitação dos profissionais da sede da empresa. Desde janeiro, os colaboradores estudaram e discutiram em equipes temas como: linhas de cuidado e integração do HU com a Rede de Atenção à Saúde, gerenciamento de leitos, indicadores de desempenho hospitalar, segurança do paciente, entre outros.
Foram discutidos e analisados pela equipe métodos práticos como a criação de um painel de bordo com indicadores assistenciais de cada HU como número de cirurgias, consultas e internações e o método Kanban, que melhora o fluxo de leitos de pacientes e acompanha a estadia do usuário na unidade hospitalar
O objetivo é agora repassar e discutir o conhecimento para a implantação dos métodos nos hospitais universitários federais.
“Vamos juntar a experiência dos profissionais da sede e dos hospitais para que possamos construir um modelo de gestão melhor, baseado no que é feito nos hospitais e nos métodos de gestão assistencial”, destacou o diretor da DAS, Cláudio Saab.
A opinião é compartilhada pelo instrutor do curso, Ronaldo Queiroz, coordenador da Comissão de Gerenciamento Estratégico do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), filial Ebserh. “É um modelo diferente de gestão, baseado nas características única de cada hospital, que vai mudar a vida das pessoas, com um atendimento integral e humanizado, multidisciplinar, que vai beneficiar também os estudantes”, analisou.
Uma das integrantes do curso, a farmacêutica Andréia Santos, destacou que a atividade permite que os profissionais da sede conheçam e estudem ainda mais a rotina de cada hospital filiado. “Temos muito a ganhar como profissionais e como rede. Vamos ter uma visão melhor das atividades dos hospitais, enriquecer ideias e poder propor o que de fato vai ajudar a melhorar os serviços”, detalhou.
A próxima etapa do projeto e sua implantação nos hospitais deve ser discutida no II Fórum de Gerentes de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, previsto para março.
A Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh