Notícias
PARCERIA
Ebserh assina contratos para desenvolvimento de modelos de gestão e de regulação
Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) firmou dois contratos de parceria com o Consórcio Hospitalar da Catalunha (CHC), nesta quinta-feira, 25, na sede da estatal. Os contratos foram assinados pelo presidente da Ebserh, professor Newton Lima.
Um dos contratos visa o desenvolvimento de um modelo de gestão hospitalar para os hospitais da rede Ebserh, com aplicação piloto em duas unidades: Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB) e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).
O objetivo é posicionar essas unidades como hospitais de excelência, caracterizados pela integração entre a assistência, pesquisa, ensino e, ao mesmo tempo, ser um referencial em média e alta complexidade no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O outro contrato prevê a realização de serviços técnicos especializados de consultoria para o desenvolvimento de um modelo de gestão da oferta e implantação de dispositivos de regulação assistencial nos hospitais universitários filiados à estatal para seis hospitais universitários da rede.
São eles: Cassiano Antonio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes); Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB); Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam); e os hospitais das universidades federais do Piauí (HU-UFPI), de Sergipe (HU-UFS) e Grande Dourados (HU-UFGD).
O piloto do projeto de regulação assistencial foi realizado em três unidades: O Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN); o Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (Husm-UFSM); e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA).
A temática "regulação assistencial" no projeto contempla o desenvolvimento e implantação de metodologia, rotinas e ferramentas para o diagnóstico da oferta, perfil de utilização dos serviços hospitalares e dos dispositivos existentes de gestão da oferta, bem como para a gestão da oferta dos serviços assistenciais (consultas, hospital dia clínico e cirúrgico, internação e circuito cirúrgico), além de gestão das listas de espera desses serviços.
“É uma ação inovadora, na medida em que não tínhamos uma consultoria de produção teórica. E o desafio é maior ainda em virtude do processo envolver transferência de tecnologia gerencial”, afirmou a diretora de Atenção à Saúde.
Workshop
Para avaliar as atividades realizadas de regulação assistencial em 2015 e planejar as ações para 2016, a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) iniciou, nesta quinta-feira, 25, um workshop com a participação de representantes dos três hospitais envolvidos no projeto-piloto em parceria com o CHC.
A implantação da Regulação Assistencial é uma das ações desenvolvidas pela Ebserh que visa melhorar o acesso da população aos serviços ofertados pelos hospitais universitários, favorecendo uma melhor utilização dos leitos, menor tempo de espera para realizar consultas, exames, cirurgias e maior qualidade na assistência e na gestão de recursos assistenciais.
“É um desafio grande a estruturação dos processos de regulação assistencial. Na verdade, tem como fundamento central a mudança da organização com foco no paciente”, declarou a diretora de Atenção à Saúde, Adriana Karla Nunes Barbuio.
O chefe do Serviço de Regulação Assistencial, Ricardo Malaguti, considerou a reunião como um marco para o projeto de regulação, apesar de alguns movimentos de implantação do modelo já terem se iniciado ainda na fase de diagnóstico e desenvolvimento do modelo. “Iniciamos agora uma fase muito importante, que é a de implantação estruturada e coordenada do modelo de regulação assistencial”, afirmou.
Além da equipe técnica e consultores, participaram da reunião os superintendentes Stenio Gomes Da Silveira (Huol), Elaine Verena Resener (Husm), Joyce Santos Lages (HU-UFMA), além do representante do CHC no Brasil, Josep Bonet.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh