Notícias
APOIO
Com pedido do MEC, universidades e Rede Ebserh cedem e organizam espaços para combate ao Covid-19
Medida busca reduzir o trânsito de pessoas e diminuir o contato interpessoal para atenuar a curva de contágio do Covid-10
Brasília (DF) – O Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) solicitaram aos hospitais universitários federais vinculados à estatal e as suas respectivas universidades para que cedam espaços visando a acomodação de profissionais de saúde durante o combate ao Covid-19 e até atendimentos, a depender da necessidade.
“O MEC e a Ebserh estão empenhados em fornecer as melhores condições possíveis aos profissionais de saúde, tanto na aquisição de materiais quanto na acomodação dessas pessoas, que tanto têm se dedicado à população”, destaca o vice-presidente da Ebserh, Eduardo Vieira.
Neste momento, as instituições estão analisando quais locais poderiam ser utilizados, seja em espaços que já estavam vagos ou em locais que não estão recebendo pessoas na atual situação.
Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o prédio do Curso de Medicina, situado em frente a um dos locais de atendimento do Hospital Universitário, está sendo organizado para receber os profissionais da linha de frente. Ação semelhante também está sendo realizada em Santa Maria (RS), entre a Universidade Federal de Santa Maria e o HUSM. A residência usada por intercambistas está com vagas nos alojamentos, que estão sendo preparados para o uso dos profissionais.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi outra que ofereceu apoio para instalação de alojamentos/residências provisórias para profissionais de saúde e apoio, via central telefônica, de ligações para esclarecimentos sobre a doença e locais de atendimento, reduzindo demandas das demais unidades de saúde.
“Desde o começo temos nos planejado e monitorado as necessidades nos nossos hospitais e acompanhado a evolução da doença no país para atuar da melhor forma possível no combate ao coronavírus. Temos visto muita disposição dos hospitais e das universidades, que têm se colocado disponíveis para ajudar neste momento. Essa é mais uma ação que reflete isso”, finalizou o diretor de Atenção à Saúde da Ebserh, Giuseppe Gatto.
Atuação da Rede Ebserh
Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem trabalhando em parceria direta com o Ministério da Saúde, com participação do Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão e tendo como diretrizes monitorar a situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.
Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.
Vejas as últimas notícias.
Vejas as notícias anteriores.