Notícias
ESPECIALIZAÇÃO
Capes aprova Mestrado em Saúde da Mulher proposto por maternidade da Rede Ebserh
A estrutura curricular será composta de 12 disciplinas, sendo sete eletivas e cinco obrigatórias
Natal (RN) – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Mestrado Acadêmico de Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher, proposto pela Maternidade Escola Januário Cicco, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Ebserh (Mejc-UFRN/Ebserh). A iniciativa está vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN, sediada na Mejc, com o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico de maneira multidisciplinar nas diversas áreas das ciências aplicadas à saúde da mulher.
O mestrado terá área de concentração em saúde da mulher com duas linhas de pesquisa. A primeira é bioensaios e investigação de fisiopatogenia de doenças, que é o estudo das intercorrências que ocorrem durante a gestação ou não afetando a mãe e bebê, sobretudo doenças crônicas não transmissíveis e infecciosas. A segunda se refere às estratégias de investigação translacional em promoção e reabilitação em saúde, que visam avaliar, assistir, prevenir, intervir e reabilitar à saúde da mulher, nas diferentes situações vivenciadas no ciclo da vida.
Com perfil multidisciplinar será destinado não apenas aos alunos de medicina ou especialistas em ginecologia e obstetrícia, mas também para biólogos, biomédicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, odontólogos e assistentes sociais.
De acordo com o superintende da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto, a oferta do curso de mestrado é um avanço no que diz respeito à fomentação da pesquisa e a formação dos profissionais. “Somos hospital de ensino e temos o propósito de promover o ensino, a pesquisa e assim proporcionar de forma integrada um melhor cuidado aos nossos usuários” afirma.
“O mestrado é um compromisso institucional para intensificar a saúde da mulher como estratégica, proporcionando a consolidação e o fortalecimento deste tema por meio do investimento na formação de pesquisadores e docentes”, completou a chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica da Mejc, Janaína Crispim.
O processo seletivo para os interessados será mediante publicação de edital em breve, com critérios bem definidos. Participam do mestrado 14 docentes credenciados. A estrutura curricular será composta de 12 disciplinas, sendo sete eletivas e cinco obrigatórias.
Sobre a Rede Ebserh
A Mejc-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados às universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a rede hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Com informações da Mejc-UFRN/Ebserh