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SATISFAÇÃO
97% dos pacientes internados indicariam os hospitais da Rede Ebserh para familiares
Foto: Merval Filho
Brasília (DF) – Dados mostram que 97 % dos usuários dos hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) indicariam as unidades para algum familiar. O resultado foi apontado em um dos quesitos da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Hospitais Universitários Federais, uma iniciativa da Ouvidoria-Geral da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Esse número corresponde à internação, e aponta que 32 de cada 33 pacientes internados estão satisfeitos com o serviço oferecido. Outro destaque relacionado à internação foi o atendimento geral, com 94% de aprovação. Dentre os itens avaliados, todos tiveram índices de satisfação acima de 70%.
Na avaliação geral de pacientes em atendimento ambulatorial, o índice de indicação dos hospitais é de 96%, ou seja, a cada 25 pacientes atendidos no ambulatório das unidades, 24 indicariam para alguém da família. Outros pontos relevantes são o atendimento das equipes de saúde e o atendimento geral, ambos com aprovação de 91 % dos entrevistados.
Para o ouvidor-geral da Ebserh, Rodrigo Albuquerque, o resultado da pesquisa aponta um nítido contentamento dos usuários de saúde com a qualidade do serviço público ofertado pela Rede Ebserh. “Mesmo em um ambiente de recessão econômica e de contenção de gastos, a margem de satisfação ultrapassam os índices de 90% dos entrevistados, revelando a excelência do serviço público prestado. Paralelo a isso, o resultado da pesquisa também aponta direcionamentos estratégicos a serem traçados e estabelecidos pela Ebserh, para otimizar ainda mais a eficiência do serviço prestado, melhorando a saúde pública brasileira”, afirmou.
Saiba mais
Este foi o primeiro ciclo da pesquisa no ano de 2017, cujos questionários foram aplicados em 33 das 39 unidades filiadas à Ebserh entre os dias 2 de maio a 23 de junho. O estudo tem por objetivo avaliar a percepção de satisfação dos usuários com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento.
Foram levantadas questões em oito áreas: conforto no local da recepção; higiene, limpeza e organização do hospital; conforto das instalações na área de atendimento médico; atendimento da recepção; atendimento da equipe de saúde; tempo de espera pelo atendimento, satisfação no atendimento geral, indicação do hospital.
Acesse os resultados da pesquisa de satisfação.
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh