Notícias
EXPECTATIVAS SUPERADAS
2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh realiza mais de 10,5 mil atendimentos gratuitos à população
Brasília (DF) – O 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh bateu recorde em atendimentos gratuitos à população de todo o país. Promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), até as 19h desta quarta-feira (31), o evento já havia propiciado mais de 10,6 mil procedimentos nos 39 hospitais universitários federais filiados à estatal, das cinco regiões do Brasil. O número superou as expectativas iniciais representando quase 200 % a mais na quantidade de atendimentos em relação à primeira edição. Cada hospital atendeu a determinadas especialidades, com o objetivo de reduzir a fila nas unidades e no Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram realizadas mais de 600 cirurgias de várias especialidades, incluindo 80 de catarata, 45 vasectomias, 31 colecistectomia (retirada da vesícula biliar). O total de exames foi de quase 5 mil, com 415 mamografias, 330 exames laboratoriais, 205 ultrassonografias, 138 cardiogramas, dentre outros. E o número de consultas passou de 5 mil, incluindo as especialidades Oftalmologia (1.849), Endocrinologia (690), Otorrinolaringologia (285), Mastologia (272), Cardiologia (165).
Também houve centenas atividades educativas em todas as unidades hospitalares. Estiveram envolvidos mais de 5,5 mil profissionais, além de cerca de 2,3 mil estudantes, mais de 1 mil residentes e 450 preceptores, que são os responsáveis pelos acadêmicos que atuam nos hospitais. Os números são iniciais, uma vez que alguns hospitais seguem com ações relativas ao Mutirão até o final desta semana, além dos atendimentos regulares.
O presidente da Ebserh, Kleber Morais, comentou recorde de atendimentos. “Foi um dia importante, com uma repercussão nacional muito grande, mostrando o importante papel dos hospitais universitário. O sucesso é compartilhado por todos que fazem a Rede Ebserh”, comemorou o gestor.
Caroline Brero, coordenadora do Mutirão, ressaltou os pontos positivos dessa segunda edição. “É um avanço e só temos a melhorar cada vez mais. Fortalecemos a nossa rede, temos ganho com os alunos, devido à questão da formação profissional, e sobretudo, a população ganha com o Mutirão”, analisou.
Segundo o diretor de Atenção à Saúde, Cláudio Saab, “os números alcançados demonstram sucesso e incorporação do espírito de rede da Ebserh. Não é apenas um hospital que trabalha, mas 39 hospitais em rede fazendo os atendimentos necessários para a população, principalmente nas áreas mais críticas”, comentou.
Para a superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), “o mais importante foi perceber mais uma vez o envolvimento dos profissionais, dos alunos, dos residentes. A alegria deles em participar desse mutirão, e a satisfação dos pacientes”, afirmou.
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh