Notícias
Fevereiro Roxo: uma campanha de alerta sobre alzheimer, lúpus, e fibromialgia.
O DNOCS traz à tona a relevância de conversar sobre essas doenças.
A Campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014 como forma de conscientizar e alertar a população sobre três doenças crônicas, são elas: lúpus eritematoso sistêmico, alzheimer e fibromialgia. Apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínicas Médicas (SBCM), a campanha tem como objetivo informar as pessoas a respeito da importância do diagnóstico precoce nesses casos.
Nesse contexto, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) não ficou de fora desse alerta e traz à tona a relevância de conversar sobre esse tema, junto aos seus colaboradores. De acordo com a enfermeira da Associação dos Servidores do DNOCS (ASDEC), Vanessa Pinheiro, é extremamente relevante identificar essas doenças em estágio inicial, pois desta forma aumenta a eficácia do tratamento e controle da progressão. Ainda segundo a enfermeira, “É preciso que os sintomas de cada uma delas sejam amplamente divulgados, permitindo que os pacientes busquem orientação e ajuda o quanto antes. Por isso, a Campanha foi adotada também por secretarias, instituições e órgãos de saúde, para difundir as informações sobre as patologias. Seu lema é: “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”, afirmou.
Vale ressaltar que apesar de serem doenças distintas, elas têm em comum o fato de não possuir cura. Por isso, a importância de um diagnóstico correto para que o tratamento seja feito de forma eficaz e segura. Desta forma é possível proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DE CADA DOENÇA
FIBROMIALGIA
A fibromialgia é uma síndrome crônica que causa dor e fraqueza generalizada em articulações, músculos, tendões e tecidos moles. O paciente pode sentir também fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão, ansiedade, problemas de memória e concentração, dormência e formigamento nas mãos e nos pés.
LÚPUS ERITEMATOSO
O lúpus eritematoso sistêmico, conhecido simplesmente como lúpus, é uma doença autoimune. Os sintomas são inflamação em articulações, na pele, nos olhos, rins, cérebro e até coração e pulmões. Quem tem essa doença pode sentir febre, fadiga, dor nas articulações, na cabeça e no peito, além de rigidez muscular, dificuldade de respirar, confusão mental e perda de memória. Em alguns casos há queda de cabelo, ansiedade e mal-estar. Em geral, os sintomas surgem logo após o nascimento, mas também podem ocorrer tardiamente.
ALZHEIMER
O paciente inicial do Alzheimer perde a memória recente, embora possa lembrar com facilidade acontecimentos de anos atrás. Com a evolução do quadro, a capacidade de atenção e orientação e a linguagem passam a ser afetados. Essa é uma doença neurodegenerativa que torna a pessoa cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.
O Alzheimer costuma manifestar-se em pessoas acima dos 65 anos, mas há casos de surgimento precoce, a partir dos 50 anos.
Essa reportagem, além de levar até você um pouco mais de conhecimento sobre essas doenças, chega para informar que caso você ou alguém próximo sinta esses sintomas é importante que procure as unidades de atendimento básico, como os postos de saúde, mais próximos de sua casa.
Prevenir é viver com qualidade!
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br