Notícias
Vem Conhecer um dos maiores exportadores de frutas orgânicas do Piauí
Nesta edição do Vem Conhecer vamos mostrar um dos grandes exportadores de frutas orgânicas, entre os perímetros irrigados sob jurisdição do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). O Perímetro Tabuleiros Litorâneos, situa-se nos municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes, no Piauí. As terras são abastecidas pelo Rio Parnaíba que garante irrigação nos lotes em todo período do ano.
Em 1998, o DNOCS iniciou a implantação do Projeto Público de Irrigação Tabuleiros Litorâneos. O Perímetro é um empreendimento da Autarquia Federal, vinculada ao Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A gestão é conduzida pelo Distrito de Irrigação de Tabuleiros Litorâneos do Piauí (DITALPI).A área total do Perímetro Tabuleiros Litorâneos é de 10.340 ha, com uma área irrigável que corresponde a 8.183 ha e uma reserva legal de 2.067,32 ha. No Projeto há uma gama de culturas sendo produzidas, são elas: acerola, banana, caju, coco, goiaba, mamão e melancia, além de grãos como feijão, mandioca e córdia. Há também atuação na produção de leite bovino, com mais de 3 mil litros por ano. No seguimento da avicultura, o perímetro conta com uma produção de mais de 1 milhão de ovos e na piscicultura em média de 366 mil peixes comercializados no ano.
O perímetro irradia suas ações para quatro assentamentos rurais e cerca de quatro comunidades que estão localizadas em torno do Projeto. Há exemplos das comunidades Ponte, Rancharia e Baixa da Carnaúba e aos assentamentos Cajueiro, Lagoa do Prado, Canaã e Monte Alegre.
O Projeto de Irrigação tem proporcionado à população do semiárido piauiense uma melhor convivência com a escassez hídrica. Na prática, os perímetros irrigados são projetos estratégicos que garantem oportunidades de emprego, renda e economia sustentável nos sertões, além de contribuir para o desenvolvimento da região nordeste.
Desta forma, o DNOCS apresenta por meio dos perímetros uma transformação nas vidas das comunidades assentadas, pois atua fortemente na agricultura de subsistência e na irrigação, que estão aliadas às tecnologias e possibilitam o desenvolvimento do pequeno produtor, garantindo assim a permanência do homem no campo, evitando o êxodo rural e, principalmente, ofertando qualidade de vida ao sertanejo.
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br