Notícias
10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
Dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, esse mês é caracterizado por uma campanha de extrema importância: o Setembro Amarelo. O objetivo geral da data é aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. No Brasil, a campanha existe desde 2015 e direciona a população para esclarecer sobre a importância do apoio e acolhimento do assunto.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, são registrados mais de 700 mil suicídios no mundo, sem contar com os episódios subnotificados, onde estima-se que há mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Em razão desse tema tão importante, o Departamento Nacional de Obras Conta as Secas (DNOCS) entra em ação promovendo a conscientização sobre a prevenção ao suicídio tanto para agentes públicos do Departamento, quanto para a sociedade. Durante o mês de setembro a Autarquia dá ênfase ao tema promovendo para os seus colaboradores palestra e ações internas.
Para a servidora Ilmacir Machado, responsável pelo Setor de Desenvolvimento de Pessoas do DNOCS, a Autarquia, ao expandir a comunicação sobre a conscientização e prevenção ao suicídio, não apenas promove a saúde mental, mas também contribui para o bem-estar geral dos seus colaboradores, além de proporcionar um lugar mais saudável e inclusivo.
Quando se trata de ambiente de trabalho, o DNOCS dispõe de algumas iniciativas dentre elas o projeto Otophilos, que estava suspenso e deve retornar em breve, oferecendo uma escuta psicológica qualificada, por meio de uma estagiária de psicologia, apta para o atendimento. Esse serviço foi realizado em 2019, através da servidora pública aposentada, psicóloga e assistente social, Reijane Morais, que, junto da sua equipe, entendeu a necessidade de acolher os colegas de trabalho por meio dessa ferramenta psicológica na época.
O Projeto Otophilos deve voltar a funcionar somente na sede principal, em Fortaleza, e tem por objetivo proporcionar para todos os colaboradores um serviço de apoio, a fim de melhorar a qualidade de vida do trabalhador. Essa ação se dá por meio de escutas psicológicas individualizadas e a partir dessa abordagem são realizadas algumas ações psicossociais no ambiente de trabalho. O Otophilos será ofertado para todos os servidores ativos e inativos, estagiários e terceirizados.
Reijane Morais ainda esclareceu como funcionava esse projeto em 2019. “Os profissionais, no Otophilos realizavam três escutas por semana, e quando se percebia necessidade de encaminhamento em casos considerados graves, havia uma orientação para a pessoa procurar um núcleo de terapia, pois o projeto era mais de escuta qualificada com profissionais ou estagiários da psicologia”.
Ainda acrescentou a importância do projeto “Ele buscava prevenir e até combater alguns casos que acompanham a vida do colaborador, como por exemplo estresse, ansiedade, depressão, mal estar e pânico. E nesse sentido, o Otophilos surgiu a fim de assistir os quem necessitam desse serviço”.
Além deste projeto, que deve retornar em breve com uma nova roupagem e formato, a Autarquia conta ainda com um grupo de funcionários que promove um momento espiritualizado, com reflexões sobre a bíblia. O grupo tem por objetivo levar a mensagem cristã e ajudar as pessoas na vertente espiritual por meio da fé. Os participantes se reúnem todas as terças-feiras no auditório da Administração Central. Não há necessidade de fazer inscrição ou avisar com antecedência sobre a participação, o grupo é voltado para todos os agentes públicos do DNOCS que tenham interesse em fazer parte do momento religioso.
Com isso, o Setembro Amarelo vai ganhando força e o DNOCS vem cada vez mais abraçando essa campanha com o propósito de contribuir para um ambiente melhor e mais sensível ao ser humano, de forma a levar mais qualidade de vida no âmbito do trabalho.
Saiba onde procurar ajuda:
Se você precisar de ajuda, em algum momento da vida, saiba que há lugares que oferecem atendimentos 24h e unidades de pronto atendimento em todo o Brasil:
• Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, postos e centros de saúde)
• Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h, Samu 192, prontos-socorros e hospitais;
• Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita, 24 horas, todos os dias). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat.
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br