Notícias
Segurança Hídrica de uma Região
Açude Lima Campos
O Açude Lima Campos teve sua construção iniciada em 1932 pela Inspetoria de Obras Contra as Secas (IFOCS) e concluída em 1933. O manancial é popularmente conhecido como Estreito I, e está localizado no leito do rio São João, pertencente à bacia do rio Salgado, na região centro-sul do Ceará, na zona rural de Icó.
A barragem tem uma grande importância histórica diante do ciclo das secas que assolaram o Ceará, com capacidade de armazenar 66,38 m³ de água e contribuir para a melhoria de vida dos moradores.
A água advinda do Açude Lima Campos é uma fonte estratégica para colaborar ativamente com o abastecimento da população humana e animal de Icó e localidades rurais vizinhas. O Açude possui um perímetro irrigado e a Estação de Piscicultura Pedro de Azevedo, que além da produção de pescado e projetos produtivos, contribui para redução das emissões de nitrogênio e fósforo, ajudando assim, na diminuição dos impactos das mudanças climáticas.
O clima predominante na área de contribuição hidrográfica do açude Lima Campos é o Tropical Quente Semiárido Brando, cujo período chuvoso se concentra de fevereiro a abril. O regime de chuvas é considerado bastante irregular, com anos marcados por grandes chuvas e outros por secas. O espelho D´água tem ajudado o cearense a enfrentar o fantasma da sede, da fome, da miséria que, a cada ciclo de redução de chuvas desaba sobre o Estado.
Com a construção de açudes, através do DNOCS, o Nordeste e o Norte de Minas Gerais têm mudado a história e garantido o progresso.