Notícias
População ganha com inovação no Perímetro Irrigado Cruzeta
O Perímetro Irrigado Cruzeta está localizado no Vale do Piranhas, no Estado do Rio Grande do Norte. A irrigação é 100 por cento por aspersão e localizada. O perímetro conta com a produção de: goiaba, melão, aipim, capim-de-corte, feijão, milho (grão), pimentão e tomate.
A grande atração do perímetro é o cultivo hidropônico que chama a atenção e serve de modelo. O termo hidroponia vem do grego hidro ponos, que significa “trabalho na água”. É uma técnica de cultivo de hortaliças, frutos e flores, em que as plantas não entram em contato com o solo, mas em soluções nutritivas, que são preparadas cuidadosamente para nutrir a planta, circulando entre suas raízes.
É um cultivo limpo onde a planta recebe apenas o que necessita e na dose correta: sol, apoio, arejamento da água e nutriente. A hidroponia permite cultivar qualquer espécie de planta. Alface e tomate são as culturas mais difundidas. Pode-se citar também: abobrinha, pimentão, pepino.
A experiência no Perímetro está dando certo. “A cultura é rentável, utiliza pouca mão de obra e tem baixo consumo de água. “Quem ganha é a população", afirma o Chefe da Divisão de Tecnologia e Operações Agrícolas do DNOCS, Sebastião Ednir Menezes.