Notícias
Poços artesianos garantem água para população no interior do Piauí
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) realizou a perfuração de três poços artesianos no interior do Piauí na última semana. As comunidades de Malhada, São Silvestre e Santa Clara, no município de Aroazes, no centro-norte piauiense, passam a usufruir de água de qualidade.
Conforme o responsável pela Coordenadoria Estadual do Piauí (CEST/PI), Arão Lobão, 39 famílias serão beneficiadas com a perfuração dos poços, o que significa mais de 100 pessoas abastecidas na região, além do consumo para a criação de animais e também no apoio às atividades agrícolas.
Arão Lobão esteve visitando pessoalmente a perfuração dos poços nas localidades, conhecendo de perto a realidade das comunidades. “Esses poços são garantia de acesso à água potável e colaboram significativamente com a melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Em breve também serão perfurados mais dois poços nas localidades São Benedito e Futuro, no mesmo Município.”, destaca o gestor.
O DNOCS é uma autarquia do Governo Federal, que atua no apoio aos municípios da região Nordeste e Norte de Minas Gerais com ações que contribuem para o desenvolvimento de comunidades, promovendo a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e econômica no semiárido brasileiro.
SAIBA MAIS
Poço artesiano é um tipo de poço tubular profundo que é escavado no subsolo com a finalidade de captar água para o consumo humano. O poço artesiano é uma solução econômica, de qualidade e que tem uma longa vida útil.
Segundo a editora Abril, outra característica importante dos poços artesianos é que vão buscar água no subsolo, os chamados aquíferos, regiões de alta concentração de água infiltrada em rochas e sedimentos, preenchendo todos os poros e fraturas. Esse processo equivale a uma filtragem natural.
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br