Notícias
NOSSAS HISTÓRIAS
O sonho de construir um Açude
O açude Quixabinha levou exatos 55 anos para ser construído. Localizado no município de Mauriti, distrito de Palestina, na região do Cariri, Estado do Ceará, tem capacidade para 32,5 milhões de metros cúbicos.
No ano de 1912, o proprietário de terras, Augusto Leite de Araújo Lima, iniciava uma corrida, em prol da construção de um açude que servisse ao povoado em que residia, na qual contou com o apoio de poucos e terminou por não assistir a realização de seu grande sonho.
A construção do açude, iniciada em 1951 e concluída em 1967, trouxe uma revolução para a bucólica Quixabinha: peões e servidores ligados ao DNOCS passaram a morar no acampamento ou nas suas proximidades.
Com a construção da barragem do porte de Quixabinha houve a redenção de todo o vale, que se deve ao represamento das águas do Riacho dos Bois e controle do Riacho do Gomes, trouxe o progresso e um novo distrito para o município, a Palestina do Cariri, antiga Favela, que a partir do início das obras do açude, prosperou e viu aumentar o número de habitantes.
A água da barragem de Quixabinha é usada para consumo humano e animal, irrigação, piscicultura e lazer.