Notícias
DNOCS realiza campanha de prevenção do câncer de próstata
Uma blitz informativa será montada, para todos os colaboradores, nos portões de entrada da Autarquia
Novembro é mundialmente conhecido pela campanha de prevenção do câncer de próstata. É um momento para refletir sobre os cuidados com a saúde masculina, incentivando os exames e o diagnóstico precoce. No próximo dia 17, quinta-feira, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) vai realizar, para os colaboradores, uma campanha alusiva ao Novembro Azul.
O Serviço de Comunicação Social preparou uma blitz educativa, que será montada nos portões de entrada do DNOCS, de 7h às 9h, onde os colaboradores receberão material informativo e o laço azul, símbolo da campanha em todo o mundo. A ideia é que todos tenham acesso à informações sobre o câncer de próstata, incluindo fatores de risco, prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento. Reforçando os cuidados com a saúde, um posto de aferição de pressão arterial ficará a disposição dos colaboradores, de 8h às 9h, em parceria com Associação de Servidores do DNOCS no Estado do Ceará (Asdec).
O câncer de próstata é o mais incidente nos homens e o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde mostram que entre 2019 e 2021 mais de 47 mil óbitos aconteceram em decorrência do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos somente neste ano. Os números são expressivos e por isso a necessidade de uma campanha voltada para o público masculino, pois, se descoberta em estágio inicial, a doença tem possibilidade de cura de 90%.
SAIBA MAIS
O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, junto com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
- Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que pode dificultar bastante a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
- Prevenção e tratamento:
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br