Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
O Governo Brasileiro solicitou e a Unesco indicou a barragem do açude Cedro como Patrimônio Mundial, o que deverá ser sacramentado em breve pelo Comitê que analisa as indicações dos bens culturais.
O açude do Cedro está localizado no município de Quixadá, estado do Ceará. A barragem foi projetada e construída pela Comissão de Açudes e Irrigação, que depois foi transformada no que é hoje o DNOCS, proprietário dessa magnífica obra.
Com o impacto das secas dos anos de 1877/79, o Governo Imperial, no ano de 1880, solicitou ao engenheiro Jules Revy o estudo das melhores áreas e respectivos boqueirões para construção de açudes. A barragem do Cedro teve seu primeiro projeto executado no ano de 1882. No ano de 1889, sob a direção do engenheiro Ulrico Mursa, após cuidadosos estudos locais, foram realizadas modificações no projeto original, que obtiveram aprovação oficial do Governo. Iniciaram-s, então, a 15 de novembro de 1890, os trabalhos de construção da barragem, os quais só foram concluídos no ano de 1906, já então sob a direção do engenheiro Bernardo Piquet Carneiro.
O açude do Cedro é composto por quatro barramentos: dois deles construídos em alvenaria de pedra, a barragem principal em arco e com comprimento de 254m, e a barragem vertedoura. Barra o rio Sitiá e tem capacidade de acumular 125.694.000m³ de água.