Notícias
Diretor geral do DNOCS recebe comitiva do MST e promete levar reivindicações a Brasília
O diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Walter Gomes de Sousa, recebeu representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na última quinta-feira (26/02), para debater a viabilidade das propostas colocadas pelos agricultores. Em cerca de duas horas de conversa, diretores do órgão e a liderança da entidade discutiram as necessidades dos trabalhadores rurais assentados em diferentes regiões cearenses.
Na pauta de demandas do MST, as principais reivindicações são referentes às áreas de assentamentos localizados em Bom Lugar (Icó), Território Camponês Irrigado Zé Maria do Tomé (Chapada do Apodí), Tabuleiros de Russas (Russas), 10 de Abril (Crato) e Lago Fronteiras (Crateús). Os representantes do movimento agrário pediram celeridade na regulamentação das áreas e disponibilidade de infraestrutura hídrica para produção agrícola familiar.
Segundo a entidade, regularizar a situação dos trabalhadores rurais assentados é fundamental para o desenvolvimento da agricultura cearense. Para eles, oferecer mecanismos de irrigação para a produção dos trabalhadores, além de contribuir para a economia regional, também é uma forte ferramenta de combate à seca.
O Diretor Geral salientou que recebeu as reivindicações, revelando que entende as solicitações. Entretanto, ressaltou que a demanda não é de responsabilidade exclusiva do DNOCS, sendo também de incumbência de outros órgãos da esfera ministerial.
Contudo, Walter Gomes de Sousa prometeu levar as solicitações do MST ao conhecimento das autoridades de Brasília em próxima reunião que marcará no Ministério da Integração Nacional, dependendo de agenda, cuja a data será definida no âmbito daquele ministério.