Notícias
MI e DNOCS mostram ações em Sessão Especial sobre seca na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, nesta sexta-feira, 27, uma Sessão Especial de Avaliação das Ações de Convivência com a Seca, no plenário daquela casa legislativa. O objetivo era abordar as ações dos poderes executivos federal, estadual e municipais, para o enfrentamento aos efeitos da estiagem no Ceará. Pela importância do evento, estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos; o diretor geral do DNOCS, Walter Gomes de Sousa, maioria dos deputados federais, deputados estaduais, senador José Pimentel, diretores do DNOCS e outras instituições federais e estaduais e um público formado de especialistas, estudantes, técnicos e imprensa.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, na abertura dos trabalhos, afirmou que era necessário sensibilizar os poderes, sobretudo o federal, para que aportem recursos para o Ceará, tendo como finalidade o combate aos malefícios decorrentes desses quatro anos de secas. O que o Governo Federal fez e vai fazer neste ano de 2015 é de suma importância para a população cearense, afirmou o presidente. Logo após, convocou o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia, Eduardo Martins, para expor a situação atual no que concerne à quadra chuvosa.
Eduardo Martins disse que 7% do território cearense está em estado de seca excepcional e quase 100% em estado de seca grave. Atualmente 30 reservatórios se encontram com menos de um por cento de água e nos últimos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, choveu 139mm, ou apenas 46% do normal para o período.
Irani Ramos, representando o ministro da Integração Nacional, em sua explanação lembrou que a questão hídrica tornou-se um problema nacional em 2014. A seca que acontecia preponderantemente no semiárido brasileiro alastrou-se por quase todo o território nacional. Falou que desde 2013 o quadro chuvoso e o volume acumulado nos reservatórios sofrem redução a cada ano e 2016 deverá ser um ano preocupante, pois pode chegar com os reservatórios estressados. Sobre o Projeto São Francisco, o secretário afirmou que as obras já se encontram com 71% concluídas e que atualmente existem no Ceará 1.229 carros-pipa transportando água para atendimento às zonas rurais de 108 municípios, numa parceria entre o MI e o Exército Brasileiro. Irani Ramos, destacou, ainda, o esforço do DNOCS e da CPRM na perfuração de poços e o atendimento maciço às populações rurais com a instalação, pelo Governo Federal, de 195.000 cisternas no Ceará. Esse trabalho, segundo ele, o Governo Federal e o MI pretendem manter e aprimorar.
O diretor geral do DNOCS, em seu pronunciamento, enalteceu as ações expostas pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, esclarecendo que o DNOCS é parte desse esforço governamental porque em 105 anos de atividades sempre priorizou o semiárido com obras estruturantes e ações de desenvolvimento regional. Solicitou, na ocasião, aos políticos e autoridades presentes, que se integrem no esforço de reestruturar o órgão, redirecionar suas funções e redefinindo sua atuação no sentido um trabalho profícuo a favor da região. Pediu também, apoio para a realização do concurso público que irá revitalizar a instituição, pois a maioria dos funcionários atuais, que possui um imenso acervo de conhecimento, já está apta à aposentadoria.