Notícias
DNOCS superou meta de perfuração de poços no Ceará em 88 por cento
As ações de perfuração e instalação de poços pelo DNOCS no Ceará, através do programa Gestão de Riscos e Resposta a Desastres – Ações de Defesa Civil, em 2014, tinha como meta estabelecida no Programa alcançar o montante de 132 poços. No entanto, através da Coordenadoria Estadual do Ceará, a instituição perfurou e instalou 248 poços, superando a meta em 88%, dando uma significativa resposta positiva aos anseios da população rural que sofre com três anos de estiagem.
Esses 248 poços beneficiam comunidades rurais de 34 municípios de todas as regiões cearenses a saber: Crateús, Tauá, Paramoti, Pentecoste, Umirim, Boa Viagem, Quiterianópolis, Itapagé, Tejussuoca, Independência, Itapiúna, Canindé, Aracoiaba, Miraíma, Acaraú, Acarape, Saboeiro, Mombaça, Itatira, Madalena, Baturité, Reriutaba, Ipú, Nova Russas, Milhã, Icó, Ipaumirim, Orós, Catarina, Arneiroz, Novo Oriente, Senador Sá, Martinópole e Palhano.
Apesar do cristalino que é comum a grande parte do subsolo cearense, alguns poços tiveram ótimas vazões como um localizado na comunidade de Ipueira da Vara, em Canindé, e outro no município de Itapiúna, que registraram vazões de 15.000 litros/h nesse período de estiagem.