Notícias
DNOCS promove treinamento sobre a nova operação do SIAFI
Nesta quarta-feira (12/11), no auditório da Administração Central, a Controladoria de Recursos Financeiros (CRF) do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) realizou um treinamento aos servidores do órgão sobre a nova operação do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). A plataforma contábil começará a atuar a partir de 1º de janeiro de 2015.
A mudança do sistema está sendo promovida pelo Ministério da Fazenda, através da Secretaria do Tesouro Nacional, e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Secretaria de Orçamentos e Finanças. O contador do Serviço de Contabilidade da CRF, Jonas Ferreira, explicou que as principais alterações são referentes ao Plano de Contas da Administração Pública Federal, as demonstrações contábeis da união e o principal instrumento de coleta de informação de execução financeira, atualmente chamado de Siafi Gerencial, que agora será desativado e sendo substituído pelo Tesouro Gerencial.
Segundo Jonas Ferreira, a nova plataforma, de origem americana, é significantemente mais poderosa que a atual ferramenta contábil utilizada. Para Jonas, o sistema que será utilizado a partir de 2015 promoverá transparência de informação e facilitará o cumprimento do artigo 41 da Lei nº 4.320, que rege a sintetização de todos os relatórios de execução financeira e orçamentária no âmbito da União, dos Estados e dos Municípios.
SIAFI
Até o exercício de 1986, o Governo Federal convivia com uma série de problemas de natureza administrativa que dificultavam a adequada gestão dos recursos públicos e a preparação do orçamento unificado, que passaria a vigorar em 1987. A solução desses problemas representava um verdadeiro desafio à época para o Governo Federal. O primeiro passo para isso foi dado com a criação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Desse modo, a STN definiu e desenvolveu, em conjunto com o Serpro, o SIAFI, implantando-o em janeiro de 1987 como um instrumento moderno e eficaz no controle e acompanhamento dos gastos públicos.
Com o SIAFI, os problemas de administração dos recursos públicos foram solucionados. Atualmente, o Governo Federal tem uma Conta Única para gerir a origem de todas as saídas de dinheiro que ocorrem com o registro de sua aplicação, e do servidor público que a efetuou. Trata-se de uma ferramenta poderosa para executar, acompanhar e controlar com eficiência a correta utilização dos recursos da União.