Notícias
Ministério da Integração discute tecnologia e monitoramento de ações adotados pelo DNOCS
Uma delegação técnica do Ministério da Integração Nacional discute nesta quarta-feira (dia 2) no DNOCS a Sala de Situação, sistema de monitoramento online das ações do Departamento, avaliação dos planos operativos do órgão para 2014-2015 e a proposta orçamentária para o próximo ano. A agenda de três reuniões durante o dia foi iniciada com o relato dos estágios de implantação da Sala de Situação, que elegeu e inseriu os dados de interesse de nove das 15 áreas de atuação na administração central do DNOCS e amanhã começa o treinamento das Coordenadorias estaduais para replicar o trabalho até agosto.
A apresentação foi feita por Jaime Araújo, diretor da Intelletto, empresa contratada para o serviço, e acompanhada pelo coordenador geral de Planejamento e Gestão Estratégia do DNOCS, Alberto Almeida; Nilo Barsi, coordenador de Orçamento; João Otávio Monteiro Gondim Filho , coordenador de Gestão Estratégica e Paulo Giovanni Nogueira Lima, chefe da equipe de Tecnologia da Informação. Integram a comitiva do Ministério da Integração Luciano Fonseca, coordenador geral de Planejamento e Melhoria da Gestão (CGPM); Gilberto Pompílio, coordenador geral de Orçamento e Finanças; Sonia Faustino Mendes, diretora da Diretoria de Gestão Estratégica (DGE); André Costa, coordenador de Monitoramento e Gilma Maciel, analista de Negócios e assessora da DGE.
Luciano Fonseca informou que um dos objetivos da vista foi para conhecer o sistema de monitoramento do DNOCS, a Sala de Situação, e ver a possibilidade de como integrar os dados transportados pera a ferramenta com o sistema de monitoramento do Ministério da Integração Nacional. Além disso, a delegação pretende discutir a proposta orçamentária para 2015 e fazer avaliação dos planos operativos deste ano e de 2015 pelo sistema do Ministério da Integração.
Gilberto Pompílio, por sua vez, informou que numa visita anterior ao DNOCS conheceu a Sala de Situação. “Chamou a nossa atenção que o sistema procura levantar necessidades da base e coloca os dados para o nível gerencial, com bom grau de penetração na organização”, disse o coordenador geral de Orçamento e Finanças do MI. A avaliação do sistema, segundo ele, visa identificar como pode usar a ferramenta no trabalho de monitoramento que o Ministério faz.
Jaime Araújo mostrou que a Sala de Situação vai possibilitar atualização mensal dos dados de produção dos projetos de irrigação de origem vegetal e animal, antes feita em planilha montada com informações enviadas das Coordenadorias Estaduais. Segundo ele, os perímetros irrigados produziram R$ 251 milhões em 2013, o que pode ser visto por estado, área cultivada, espécie de fruta e por produção de origem animal ou vegetal. Cerca de 400 gráficos podem ser visualizados com os dados da produção dos perímetros irrigados.