Notícias
Mais de 80 mil alevinos são distribuídos pelo DNOCS, na Bahia
Dando continuidade às ações de rentabilidade e fortalecimento econômico na região semiárida brasileira, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) promoveu a distribuição de mais de 80 mil alevinos da espécie tilápia do nilo, no Açude Brumado, localizado no município de Rio de Contas, no estado da Bahia.
A distribuição dos alevinos deve beneficiar as comunidades dos Quilombos Barra, Bananal e Riacho das Pedras, como também as pessoas que vivem na comunidade Mato Grosso de Origem Portuguesa, situada na cidade Rio de Contas. Além disso, a ação contou com a parceria da Associação de Pescadores da região que atende mais de 100 pessoas, diretamente.
Os alevinos foram provenientes da Estação de Piscicultura Oceano Atlântico Linhares, localizada em Itiúba/BA. A chefe do Setor de Aquicultura da Coordenadoria Estadual do DNOCS na Bahia (CEST/BA), Georgina Calmon, destacou que a realização do peixamento é muito importante para o repovoamento da espécie no açude, além de ainda contribuir para a sobrevivência das famílias das comunidades e pescadores artesanais que têm como base de sustento a pesca.
O peixamento foi acompanhado pelo presidente da Estação de Piscicultura, José Carlos de Souza Reges e pescadores da região. Para José Carlos, essa é mais uma ação do DNOCS que favorece cidadãos baianos, garantindo uma fonte de alimento e renda à população.
SAIBA MAIS
Para solicitar peixamentos nos açudes, o requerente deve acessar o site do DNOCS e realizar o pedido, em campo especifico indicado nos "Serviços Digitais". É importante esclarecer que a Divisão de Pesca e Aquicultura (DPA) do DNOCS analisa a solicitação de fornecimento de alevinos de espécies de água doce para peixamentos de açudes, lagoas, viveiros, tanques-rede (gaiolas) e reservatórios públicos.
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br