Notícias
Francisco Saboya é a maior barragem de usos múltiplos de Pernambuco
A Construção da Barragem Francisco Saboya foi iniciada em 1937 com a instalação do canteiro e estradas de acesso. Sofreu uma série de paralisações e foi concluído em 1958, no Governo Juscelino Kubitschek. Assim começa a história da barragem Francisco Saboya ou Açude Poço da Cruz, localizada no município de Ibimirim, distante 350 km de Recife, estado de Pernambuco. Essa barragem é o maior reservatório naquele Estado nordestino, projetada, à época, pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS, que hoje é o DNOCS.
A finalidade principal dessa barragem é o abastecimento humano e dessedentação animal, geração de energia, com capacidade total da ordem de 1.660 kVA, irrigação das terras de jusante do vale, cerca de 8 mil hectares, produção de piscicultura e culturas das áreas de montante.
Em 2020, o DNOCS concluiu a obra de recuperação da barragem Francisco Saboya, a primeira das 21 da Autarquia que fazem parte do Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF). A obra teve como objetivo a adequação do reservatório à segurança, recomendada por estudos hidrológicos que apontou necessidade da recuperação.
A construção de barragens como estratégia de combate às secas, tem no DNOCS uma de suas principais finalidades, sendo o objetivo principal o desenvolvimento sustentável da vida no seminário. Assim, o DNOCS já construiu mais de 329 barragens que são responsáveis ainda por perenizar trechos de rios, contribuindo para aumentar a oferta de água no sistema de gerenciamento de recursos hídricos. O planejamento com relação à escassez hídrica é permanente e constante desde sua criação.