Notícias
Encontro realizado na Paraíba tem como foco o projeto Humaniza DNOCS
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, por meio da Coordenadoria Estadual da Paraíba (CEST-PB), promoveu uma reunião com foco no termo de cooperação técnica entre DNOCS e Secretaria de Educação do Estado para dar prosseguimento ao projeto “Humaniza DNOCS. A iniciativa tem como finalidade levar conhecimento sobre a atuação da Autarquia às unidades educacionais do Estado. Na prática, a ideia é ajudar a desenvolver cidades paraibanas que convivem com os efeitos da seca.
O encontro, realizado na segunda quinzena de maio, foi conduzido pelo coordenador da CEST-PB, Alberto Gomes. “Ao assumir a coordenação da Autarquia na Paraíba, em 2016, sempre tive a preocupação de não deixar a memória e a história do Departamento se perderem no tempo. Dessa forma, comecei a desenvolver este trabalho de resgate da linda história do DNOCS na nossa Paraíba.”, destacou Alberto.
O Coordenador da CEST/PB explicou que a iniciativa deve beneficiar milhares de pessoas, principalmente, comunidades rurais afastadas dos grandes centros urbanos, que vivem, muitas vezes, em situações precárias, com dificuldades de acesso à água de qualidade, saneamento básico e demais políticas públicas, como educação e saúde. Ainda, de acordo com o Coordenador, esses obstáculos sociais são características comuns do Polígono da Seca, ou seja, nas áreas, muitas vezes rurais, com prolongadas estiagens.
O projeto Humaniza DNOCS conta com atividades laborais desenvolvidas por especialistas da Autarquia que lidam, diretamente, no enfrentamento aos efeitos da seca. Entretanto, para colocar em prática o projeto, o DNOCS conta também com diversos parceiros entre eles: a Universidade Federal da Paraíba (IFPB), Academia Paraibana de Letras, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (SEBRAE), Banco do Nordeste, Companhia dos Vales São Francisco e Paraíba (CODEVASF), além de secretarias municipais de educação de várias cidades paraibanas e iniciativa privada.
Saiba mais sobre o Projeto
O projeto Humaniza DNOCS visa um amplo benefício no âmbito cultural e educacional, com isso foram criados os setores para promover iniciativas e ações marcadamente humana. Entre eles, estão:
- O Centro de Cultura Ybyrá que desenvolverá atividades culturais envolvendo escolas e universidades públicas e particulares.
- A Biblioteca de Obras Sobre a Seca (BIOSS) que propiciará o estabelecimento de um espaço de pesquisas com obras técnicas e literárias sobre a seca, material físico e em mídias digitais.
- O Arquivo de Documentários de Obras sobre a Seca (ADOSS) onde será possível encontrar os documentos que contam a trajetória da entidade nos municípios paraibanos.
- O Museu da Seca (MUSA) pelo enorme potencial turístico que possui os museus, suscitam a geração de recursos financeiros para fomentar o desenvolvimento regional. Como é sabido, possuem um papel importante no que diz respeito à criação , construção e representação de consciências e identidades pessoais, decorrentes da sua capacidade de transmitir informações e conhecimentos de maneira intuitiva e prática, tornando-se importante instrumento pedagógico.
- Caminhos da Seca: Iniciativa que visa implantação de uma rota temática, buscando disseminar a cultura elegendo um conjunto de elementos artísticos, culturais e naturais dos municípios que estão inseridos no fenômeno da seca, seu enfrentamento, e a cultura que se impôs na região no âmbito gastronômico, artístico e de investimentos que possibilitam a manutenção do sertanejo em suas terras.