Notícias
DNOCS reforça compromisso com a qualidade dos serviços prestados ao semiárido brasileiro
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) reafirma sua capacidade de execução e compromisso com a população do sertão brasileiro levando produtos e serviços de qualidade para todo o Nordeste e norte de Minas Gerais, proporcionando segurança hídrica para o semiárido do país.
Somente no ano de 2024 o DNOCS instalou mais de 2.200 poços e sistemas de abastecimento de água (SSA). A ação levou acesso à água de qualidade para mais de 45 mil famílias, promovendo dignidade, saúde e desenvolvimento para comunidades historicamente afetadas pela escassez hídrica. Já nos primeiros meses de 2025, até o mês de março, foram instalados aproximadamente 41 poços nos estados do Ceará e da Paraíba, beneficiando cerca de 1.700 pessoas. No total, já foram investidos aproximadamente nove milhões de reais em locação, perfuração e instalação de poços profundos neste ano.
“A entrega desses poços é a prova concreta de que o DNOCS tem estrutura, conhecimento técnico e compromisso para fazer muito mais. Mesmo com recursos humanos e orçamentários reduzidos, conseguimos levar dignidade para o sertão”, destaca o Diretor-Geral Fernando Leão.
Além de executar as obras com eficiência, o DNOCS mantém a qualidade como prioridade. A cada novo poço instalado, é feita uma avaliação técnica criteriosa para garantir o fornecimento de água dentro dos padrões exigidos, com durabilidade e funcionalidade. A instalação de um poço segue um processo rigoroso: após o recebimento do pedido, um técnico da Autarquia realiza a vistoria no terreno. Nessa etapa são analisadas as condições físicas e logísticas do local. Em seguida, é realizado um estudo técnico que considera os aspectos geológicos e hidrogeológicos mais favoráveis, com base em mapas, banco de dados, bibliografias, fotografias aéreas e estudos geofísicos. Uma vez delimitado o ponto, o poço é perfurado, limpo e testado quanto à sua vazão. Na etapa final, a água passa por análise físico-química e bacteriológica para verificar a qualidade, e o poço é então instalado conforme as condições locais.
Através desse serviço, o DNOCS cria e/ou complementa a infraestrutura hídrica básica em comunidades difusas, garantindo a disponibilidade e o acesso à água para o consumo e as necessidades de milhões de pessoas do semiárido.
Como solicitar a perfuração de um poço?
A solicitação para a instalação de um poço em uma comunidade pode ser feita por meio de ofício protocolado presencialmente, via e-mail ou através do site do DNOCS, no link https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-perfuracao-de-pocos, contendo o nome do município, da localidade e o número de famílias beneficiadas.
Para além de poços
O DNOCS atua em diversos outros eixos além da instalação de poços e SSA, que possibilitam o convívio com a seca. A Autarquia atua, por exemplo, construindo, recuperando e modernizando barragens para garantir mais segurança hídrica às comunidades. Também investe em ações de pavimentação que visam melhorar a mobilidade e o escoamento da produção agrícola nas regiões mais carentes do Brasil.
Além de garantir recursos hídricos, o DNOCS também realiza a distribuição de equipamentos agrícolas, com o intuito de fortalecer as comunidades rurais, promovendo a melhoria nas condições de trabalho dos produtores.
Na área da aquicultura, o Órgão Federal conta com um centro de pesquisa e 12 estações de piscicultura que realizam, além da formação educacional em Aquicultura Continental, o repovoamento de corpos d’água, gerando fonte de renda e segurança alimentar para a população que depende da pesca como meio de subsistência.
Com mais de 100 anos de atuação, o DNOCS segue como protagonista nas ações estruturantes para o convívio com a seca, promovendo cidadania e transformando realidades por meio de obras que mudam vidas.



