Notícias
DNOCS realiza blitz educativa em alusão ao Novembro Azul
Material informativo e laços azuis foram distribuídos aos colaboradores
O câncer de próstata ainda é considerado um tabu na sociedade, por isso o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) realizou uma campanha informativa sobre o Novembro Azul, no dia 17, data que celebra mundialmente a luta contra a doença.
Segundo o Ministério da Saúde, a cada seis homens, um terá câncer de próstata. Os números são expressivos e por isso a necessidade de uma campanha voltada para o público masculino, pois, se descoberto em estágio inicial, a doença tem possibilidade de cura de 90%. Dentro deste contexto, o Serviço de Comunicação Social preparou uma blitz educativa nos portões de entrada do Departamento para que todos os colaboradores tivessem acesso a informações sobre a campanha.
Durante a ação, foram distribuídos panfletos informativos e laços azuis, símbolo do Novembro Azul em todo o mundo. Um spot educativo foi gravado e veiculado nas portarias, com informações sobre prevenção, sintomas e fatores de risco. Além disso, uma parceria com a Associação dos Servidores do DNOCS no estado do Ceará (ASDEC), realizou a aferição de pressão arterial nos colaboradores.
Adilson Ferreira é auxiliar de Serviços Gerais e apenas com 36 anos, já manifesta a preocupação em cuidar da saúde. “Achei a campanha muito importante, pois é necessário que os homens se previnam, deixando o preconceito de lado. O exame não muda a sexualidade e nem afeta a nossa masculinidade. Não tenho histórico de câncer na família, mas antes dos 45 anos já penso em fazer o exame para não correr o risco de ter câncer de próstata e não conseguir cuidar.”, explicou.
O colaborador também enfatizou a importância da blitz educativa para os funcionários. “Achei muito legal ver todos os colegas recebendo o material, especialmente os mais velhos, que costumam ter mais resistência, e depois todos comentando que iriam procurar o médico e cuidar mais da saúde”, ressaltou Adilson.
Novembro Azul
Trata-se de um movimento internacional, criado em 2003, para a conscientização e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além de incentivar o diagnóstico precoce dessa doença, a campanha busca sensibilizar a população masculina sobre as principais ações necessárias para prevenção, detecção e tratamento.
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br