Notícias
DNOCS participa de reunião técnica sobre a Parceria Público Privada para perímetros irrigados no Piauí
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) participou, na última quarta-feira (19), de uma reunião técnica para discutir de forma abrangente a Parceria Público Privada (PPP), no que diz respeito a 2ª Etapa para implantação dos Perímetros Irrigados no Piauí. A reunião aconteceu no Gran Hotel Arrey, em Teresina (PI), com a presença de integrantes do Governo do Estado do Piauí, junto a Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir), representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresários do Consórcio Irrigação e autoridades locais.
O encontro teve o objetivo discutir o início dos estudos à realização de Parceria Público Privada para implantação da 2ª Etapa dos Perímetros Irrigados de Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe, ambos localizados no Piauí. Representando o DNOCS, estiveram presentes o Diretor Administrativo da Autarquia, Rosilônio Araújo, e o chefe da Divisão de Tecnologia e Operações Agrícolas, Sebastião Ednir Menezes.
Durante a reunião, o Consórcio fez uma apresentação e explanação de como será realizado o trabalho, para em seguida ser publicado e, só então, ser colocado em prática o termo de referência para a licitação das empresas que explorarão as áreas na Parceria Público Privada. Em seguida, após reunião, foi realizada visita in loco ao Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, no município de Parnaíba.
De acordo com Ednir Menezes, o estado do Piauí mostrou total interesse em investir e ressaltou apoio ao projeto, por isso foi escolhido como modelo. Além disso, segundo ele, outro fator importante, com relação a este projeto, diz respeito a água. “O Rio Parnaíba não seca, tem água em abundância e tanto Tabuleiros Litorâneos, como Platôs de Guadalupe são irrigados, através das águas do Rio Parnaíba”, destacou Ednir Menezes.
“ Temos grandes áreas da segunda etapa dos dois perímetros a serem implantadas. Em Platôs de Guadalupe ainda temos mais de 11 mil hectares e em Tabuleiros Litorâneos mais de cinco mil hectares a serem implantados. O PPP irá acelerar essa implantação, que deve gerar cerca 45 mil empregos no Piauí”, explicou o chefe da Divisão de Tecnologia e Operações Agrícolas do DNOCS.
Na oportunidade, também foi assinado acordo entre o Governo do Piauí e o Governo Federal para identificação de outros perímetros no Estado que podem ser beneficiados por parcerias com o setor privado.
SAIBA MAIS SOBRE O PERÍMETROS
O perímetro do Platôs de Guadalupe (PI) está instalado no município de Guadalupe. A 1ª etapa do projeto já foi implementada, com quase 3,2 mil hectares. Outros 11.761 hectares da segunda etapa ainda serão colocados em operação. A previsão é que o empreendimento possa gerar 30 mil empregos e beneficiar 120 mil pessoas. Os principais cultivos, atualmente, na 1ª Etapa, são banana e goiaba, que representam, juntas, 81% da produção. Os investimentos em infraestrutura estimados, após a concessão, são de R$ 256 milhões.
Os Tabuleiros Litorâneos estão localizados nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio e têm potencial para gerar 17 mil empregos e beneficiar 72 mil pessoas. Atualmente, 2,4 mil hectares estão em operação e o objetivo é implantar mais 5.740. O perímetro é irrigado pelas águas do Rio Parnaíba, por meio de um canal de 1,3 mil metros de extensão. O destaque da produção são as frutas orgânicas para exportação, como por exemplo a acerola. Os investimentos em infraestrutura estimados após a concessão são de R$ 140 milhões.
Fotos: Governo do Piauí
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br