Notícias
DNOCS ministra cursos sobre Tecnologia do Pescado e Aquicultura continental para alunos universitários e técnicos
O Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering do DNOCS está realizando vários cursos relacionados à área de piscicultura e tecnologia do pescado, ministrados por especialistas daquele Centro, nas suas próprias dependências no município de Pentecoste, no Estado do Ceará.
A Turma de Agroindústria da Escola Profissional Flávio Granjeiro-Paraipaba-CE contou com a participação de 38 alunos e três professores. Realizado nos dias 5 e 6 deste mês, a formação foi ministrada pela Engenheira agrônoma, Maria do Socorro Chacon de Mesquita, sobre tecnologia do pescado.
Os alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba-PI também participaram da capacitação. Foram 14 participantes e um professor que se especializaram em aquicultura, entre os dias 18 e 20 deste mês, envolvendo conhecimentos práticos e teóricos, também com a professora Maria do Socorro.
Já os 27 alunos de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (UFC), acompanhados da professora de Piscicultura Continental, Elenise Gonçalves de Oliveira, tiveram na segunda-feira (25) aula de campo. Os estudantes disseram que vão concluir o curso mais preparados e qualificados, tanto para o mercado quanto para os concursos que estão surgindo.
O conhecimento sobre o processamento do pescado foi repassado para os 28 alunos da turma de Tecnologia de Alimentos do Curso de Nutrição, da Universidade Estadual do Ceará. Foram abordados temas como choque térmico, higiene no processamento, filetagem de peixe e outros subprodutos do pescado.
Para o Chefe da divisão de Pesca e Aquicultura do DNOCS, Dalgoberto Coelho de Araújo, os estudantes estão tendo uma grande oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. “Todos concluem os cursos sabendo como agregar valor ao pescado e aumentar seu valor no mercado. Eles são fundamentais para o desenvolvimento da aquicultura, da pesca, da tecnologia do pescado e também para o intercâmbio de conhecimentos”, enfatizou.