Notícias
NOSSAS HISTÓRIAS
DNOCS já ocupou prédio com arquitetura do século passado
O edifício foi construído em 1907 para servir de residência para a família do Coronel Antônio Frederico de Carvalho Motta. Em 1909 o solar foi alugado à Inspetoria de Obras Contra as Secas – IOCS, à qual seria vendido em 1915.
Ao longo dos anos o solar abrigou as instalações da IOCS, posteriormente DNOCS, vindo a ser desocupada, apenas, ao final da década de 70 com a construção da nova sede do DNOCS.
Em 1983, o imóvel foi restaurado com base em projeto elaborado pelo IPHAN, tendo por objetivo a instalação do Museu das Secas, o qual abrigaria o acervo da instituição.
O imóvel (Palacete do coronel Carvalho Mota) encontra-se na esquina das ruas Pedro Pereira e General Sampaio. Trata-se de um exemplar da arquitetura adotada no início do século XX, englobando elementos de diferentes estilos. São dois andares, tendo o térreo janelas e portas em arco abatido; a fachada principal tem a parte superior decorada por uma balaustrada encimada por pináculos. Abaixo dela, existe uma cimalha que percorre as duas fachadas visíveis da rua.